Oi mamãe e papai! Hoje queremos falar com vocês sobre um assunto muito presente no dia a dia dos pequenos: os jogos eletrônicos.
Antes de mais nada, vamos trazer aqui uma reflexão: vocês acham que os videogames são grandes vilões para os pequenos? Muitos papais e mamães acham que sim, e a verdade é que tudo em excesso faz mal mesmo! O tempo que os babys passam em frente às telas já até foi debatido nesse post aqui.
No entanto, quando bem dosado, esse tempo jogando pode até ser um ótimo aliado para o desenvolvimento infantil, sabiam? Os joguinhos podem ser muito mais que uma simples brincadeira. Em todas as atividades que seu filho realiza, ele aprende algo, com os jogos não é diferente.
Existem diversos jogos por aí, sejam nos consoles ou nos dispositivos móveis, são infinitas as opções para o seu filho! E tem pra todas as idades, viu? Basta pesquisar um pouquinho dentro das opções que você tem aí em casa para descobrir que existem alternativas para todas as idades da criança, desde os babys até os pré-adolescentes.
Enquanto jogam, as crianças ficam submersas em um mundo repleto de diversão onde, sem que percebam, entram em contato com várias informações novas e muitas lições que facilitam o seu aprendizado.
Além de tudo isso, os games para dois jogadores ou mais são excelentes maneiras de passar um tempo cheio de alegria com a família. Seja para que as crianças joguem juntas ou vocês mesmos, mamães e papais, brinquem com os seus filhos. Vale a pena tentar por aí, temos certeza de que ele vai amar esse tempo com vocês
Agora que você já compreendeu melhor que os videogames, tablets e celulares não são os grandes vilões aqui, que tal conferir mais vantagens que os jogos podem trazer ao desenvolvimento do seu pequeno? Acompanhe:
A brincadeira fica educativa também
Como mencionamos, os jogos são grandes aliados do aprendizado da criança! Existem opções de jogos com perguntas e respostas ou caça-palavras, por exemplo, que estimulam a leitura e o raciocínio lógico, entre muitas outras habilidades.
A vantagem disso é que a criança aprende enquanto brinca, uma estratégia extremamente importante para qualquer fase do desenvolvimento infantil. Esse estímulo associado a um passatempo que o pequeno goste é tudo de bom!
Aumentam o foco e a concentração
Saber ficar parado e prestar atenção em uma atividade parece impossível para as crianças, não é mesmo? Exceto quando elas precisam fazer isso nos jogos!
Qualquer jogo necessita de foco para que ela consiga ter sucesso no que se propôs a fazer, e desenvolver essa habilidade acaba se tornando um processo natural para a criança. Aos poucos, ela consegue transferir essa habilidade para outras atividades do dia a dia, como os deveres de casa e as tarefas domésticas.
Contribuem para o desenvolvimento da coordenação motora
Em especial nos jogos de console, a criança necessita usar sua coordenação motora para que possa jogar utilizando os controles, pense nisso: são vários botões que fazem coisas muito diferentes e o seu filho consegue memorizar e reproduzir isso facilmente após algum tempo.
Desenvolver e treinar a coordenação motora requer várias outras atividades, é claro, mas tenha certeza: os jogos podem ser grandes aliados nesta tarefa.
Ensinam a respeitar as regras
Assim como os jogos de tabuleiro, os jogos eletrônicos também tem regras. São normas pré-estabelecidas e que precisam ser cumpridas para que o jogador alcance seu objetivo. Isso cria nos pequenos a noção de que regras precisam ser respeitadas para que ele consiga aquilo que quer.
Quando esse senso é trabalhado na criança através das atividades do dia a dia, é possível notar uma melhora significativa de comportamento! E se mesmo assim vocês ainda tiverem dificuldades em relação a obediência dos pequenos, relacionar os jogos com a vida pode ser uma boa estratégia, dizendo que, assim como nos games, também é importante que ele respeite as regras da casa.
Contribuem para o desenvolvimento da fala
A maioria dos jogos infantis possuem áudio, música ou texto, no caso das crianças maiores. O contato com esses estímulos facilitam a repetição, ajudando o seu pequeno no desenvolvimento da fala e descoberta de novas palavras.
Agora que vocês já sabem desses benefícios, podem estar em dúvida sobre quais são as melhores opções, certo?. Não se preocupem, no próprio dispositivo disponível para o seu pequeno jogar, seja celular, tablet, computador ou console de videogame, você consegue conferir a classificação indicativa de cada joguinho. Estejam 100% presentes, desde o momento da escolha do jogo, até a hora em que ele cansar do mesmo, assim ele pode aproveitar de todos esses benefícios com segurança e com supervisão!
Não esqueçam que o cuidado com as horas de jogo e com o conteúdo de cada um deles é extremamente importante para que eles auxiliem, ao invés de atrapalhar, o desenvolvimento da criança!
A tecnologia não é uma vilã! Brincadeiras lúdicas são necessárias para crianças de todas as idades, e os jogos também entram nessa categoria! Escolhendo as melhores opções, vocês conseguem oferecer uma brincadeira que entretém, ensina, divertem a família toda e mantêm vivo o encanto de ser criança!