Oi mamãe e papai! Como vocês estão?
Se tem uma coisa que mudou as rotinas de todos no último ano, foi ficar em casa. E sabemos que os babys sentiram muito essa mudança, afinal, agora não podem mais estar entre os amiguinhos.
Por esse motivo, temos certeza que vocês têm observado seu pequeno ainda mais ligadinho nas telas dos computadores, tablets ou celulares. Essa situação cresceu muito entre as famílias, pois o que mais eles podem fazer quando o tédio chega? Para os babys, as telas são um brinquedo também.
Mas será que isso é saudável? É disso que vamos falar hoje!
A tecnologia é nossa grande aliada, com ela é possível conversar com pessoas queridas a distância, além de encontrar milhares de formas de entretenimento e diversão! Mas vocês também sabem que tudo em exagero faz mal, não é?
No entanto, sabemos que nem sempre é fácil controlar o uso dos pequenos! Se até mesmo os adultos conseguem gastar algumas horas assistindo televisão ou usando seus smartphones, imagine o quanto da atenção das crianças essas telinhas são capazes de conquistar.
Foi para ajudar vocês que nós separamos 5 dicas simples que podem ajudar a controlar melhor o tempo que os pequenos gastam com seus aparelhos tecnológicos. Olhem só:
Criem regras e cronogramas
A primeira coisa que deve ser combinada com os pequenos é o momento que eles têm para gastar com os celulares ou tablets.
O melhor é que esse uso nunca seja no período da noite, pois os estímulos dos dispositivos para o cérebro podem afetar o sono do seu pequeno, deixando-o mais animado ou inquieto durante a noite.
Use as telas a seu favor
Restringir por completo não é a solução! Como nós já mencionamos, a tecnologia também pode ser muito boa.
Existem milhões de joguinhos, vídeos e filmes educativos que podem, inclusive, auxiliar seu baby a aprender coisas novas e muito úteis, principalmente em tempos de estudos em casa.
Utilizem essa ferramenta para complementar os estudos do seu pequeno, pois assim ele poderá aprender enquanto se diverte!
Planejem brincadeiras
Como nós dissemos, os pequenos costumam recorrer aos celulares quando ficam entediados. Sua ajuda será muito útil se souberem oferecer brincadeiras divertidas para eles.
Planejem atividades diferentes para realizar com eles em determinado momento do dia, assim, nesse momento do dia você já terá a tranquilidade de saber que eles não irão procurar pelas telinhas para sua distração. Nesse post nós separamos várias ideias super legais de atividades que podem inspirar vocês.
Envolva os pequenos nas tarefas domésticas
Sempre existem tarefas que podem ser realizadas pelos babys, como guardar os brinquedos, ajudar com a organização da casa ou até mesmo limpar certos lugares, dependendo da idade do seu filho.
Ajudar nessas pequenas coisas pode ser muito benéfico, pois além de desenvolver um senso de responsabilidade no pequeno, também ajuda a manter seu foco voltado para outros lugares que não sejam a TV ou o computador.
Incentive a parceria entre irmãozinhos
Essa dica é especialmente para os papais de dois ou mais. Na hora de dividir os aparelhos, a briga pode ser constante.
Mas isso é um assunto que só pode ser resolvido pela raiz do problema. É muito comum que os irmãos sejam competitivos e, até mesmo, egoístas uns com os outros. Pequenas atitudes da mamãe e do papai no dia a dia conseguem amenizar esse comportamento das crianças.
Ensinem sempre a importância de compartilhar os brinquedos e nunca coloquem os seus filhos em competições bobas como “quem termina a tarefa primeiro”. Essas situações são prejudiciais à longo prazo e apenas aumentam as brigas entre eles.
Não esqueçam que esse também é um momento complicado para os pequenos e eles precisam da sua ajuda para ter esses hábitos mais saudáveis em relação às telinhas. Por isso, esperamos que esse post possa auxiliar vocês, mamães e papais.
Gostaram das nossas dicas? Então compartilhem com outros que também vão curtir!