O “novo normal” trouxe diversos desafios para todos nós, momentos e necessidades com os quais a gente nunca nem imaginou. O visitante indesejado Coronavírus, fez nossa vida virar de cabeça para baixo e tivemos que nos reinventar, seja para trabalhar, estudar, cuidar dos filhos, manter contato com os amigos e família e muito mais.
Um dos grandes desafios dos pais está sendo manter as crianças interessadas nos estudos e entretê-las nos momentos de lazer dentro de casa .
Agora que as possibilidades estão mudando e diferentes medidas estão sendo tomadas, temos que nos adaptar a mais um fato: o uso constante de máscara.
Nós adultos temos a consciência da necessidade e da importância do uso da máscara e não podemos abrir mão dela quando for necessário sair de casa, mas a tarefa de colocar máscara nos pequenos e explicar a necessidade do uso da mesma é muito mais difícil. Por isso hoje preparamos uma série de dicas para ajudar você papai ou mamãe em mais essa grande tarefa. Vem com a gente:
PREFIRA O ISOLAMENTO
Lembre-se sempre papai e mamãe que a melhor forma de cuidado é manter o isolamento social, pois dentro de casa os pequenos não precisam usar as máscaras e estão menos sujeitos a entrarem em contato com o vírus.
EXPLIQUE OS MOTIVOS
Sempre devemos explicar aos pequenos o motivo dele seguir certas regras, e com a máscara não seria diferente. Já falamos aqui como explicar para as crianças sobre o Coronavírus. Portanto use e abuse da criatividade para fazer o pequeno entender que todas as medidas e cuidados estão sendo tomados para a proteção de todo mundo.
ENTENDA A NECESSIDADE
O uso de máscara é indicado para crianças maiores de dois anos, pois antes desssa idade, pode haver risco de sufocamento, conforme a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). E mesmo as crianças maiores devem usar a máscara sempre com a supervisão constante dos responsáveis.
FAÇA UM COMBINADO
Combine com o pequeno antes de sair de casa que ele deve usar a máscara o tempo todo e que não deve ficar tocando nela e no rostinho durante o passeio. É importante ter um frasco de álcool em gel na bolsa, pois caso isso aconteça, você vai conseguir higienizar as mãos do pequeno.
Se em algum momento do passeio a criança não seguir o combinado e quiser tirar a máscara, reforce sobre a importância do uso dela para a proteção de vocês.
PRIORIZE O CONFORTO
Ninguém merece ficar usando máscaras desconfortáveis por ai, certo? Então prove a máscara na criança antes de sair e encontre um modelo que seja confortável para ela. Nada de elásticos muito apertados e materiais muito pesados pois isso pode incomodar e fazer ela se recusar a usar a máscara.
INVISTA EM MÁSCARAS PERSONALIZADAS
Atualmente conseguimos encontrar diversos modelinhos de máscaras infantis com estampas divertidas, coloridas e até de personagem. Com uma máscara divertida ou então do personagem que o pequeno gosta, será muito mais fácil convencer ele a usar.
SEJA O MELHOR EXEMPLO
As crianças aprendem muito com tudo o que veem, então nada melhor do que você dar o exemplo pra ela e sempre colocar sua máscara ao sair de casa, explicando para ela o motivo de você usar a mesma. Quanto mais natural for a forma com que você usa o item, mais fácil será para a criança aceitar bem seu uso.
OUTRAS DICAS:
– Lembre-se de quando sair com o pequeno, levar uma máscara extra na bolsa pois ele pode ficar agitado no meio do percurso, tirar a máscara e acabar deixando ela cair;
– Coloque a máscara em casa algumas vezes, assim a criança já vai aprendendo como colocar e retirar, além de o processo tornar o uso mais habitual para ela;
– Adquira um modelo com a mesma estampa para você e o pequeno assim, vocês podem usar o famoso tal pais/ tal filhos e isso vai deixar a criança animada para sair com a máscara.
Lembre-se que as crianças são abertas as mudanças e que se você explicar e der bons motivos para seu filho fazer o uso da máscara, com certeza ele vai usar e vai fazer ainda mais: propagar essa ideia pra toda a família.
Por fim, temos certeza que você e sua família vão fazer sempre o melhor e descobrir maneiras divertidas de encontrar caminhos para manter vivo o encanto de ser criança nesse novo normal.