+55 (18) 99607-6551 loja@pecompe.com.br

Olá mamãe e papai. Se você já está cansado de inventar novas formas de incentivar os pequenos a estudarem e fazerem suas atividades escolares, hoje nós viemos dar uma ajudinha!

Você deve se lembrar que na época da escola você tinha algumas dificuldades e também não se sentia motivado para ir a aula todos os dias, certo? Com seu filho é exatamente igual, e com um extra: as aulas em casa.

Tudo bem que não está fácil para os pais nem para os professores essa adaptação com a nova rotina, mas assim como a mudança trouxe dificuldades para os adultos, os pequenos também estão sofrendo, sem poder ver os amiguinhos todos os dias, os professores, brincar, estudar e se divertir fazendo tudo isso junto.

Então que tal mostrar ao seu filho que dá pra aprender se divertindo?

Não acredita? Então nós desafiamos você a fazer esses experimentos em casa e  provar que a diversão e o aprendizado podem sim andar juntos! A experiência científica pode desenvolver uma vontade extra na criança em aprender ainda mais pois desperta a curiosidade dela, que vai ter muito mais interesse nas atividades escolares. Vem com a gente:

 

PÉ DE FEIJÃO

Lembra de plantar feijõezinhos na época da escola?

Se você não passou por isso, está na hora de aprender e ensinar junto com seu filho.

Você vai precisar de:

– Pote de vidro ou plástico transparente (para ver o processo);

– Grãos de feijão;

– Algodão.

 

Mão na massa:

Você precisa umedecer o algodão na água e encher o recipiente com o algodão úmido, então encaixar alguns grãos de feijão na lateral do recipiente e cuidar da sementinha!

Explique para o pequeno que ele não pode deixar o algodão secar, por isso precisa molhar uma vez por dia ou então quando for necessário.

 

Resultado:

Em cerca de 3 dias você e seu filho verão o feijãozinho brotar e a raiz vai aparecer! Observar esse processo de germinação é um momento importante para o pequeno e quem sabe isso não ajuda a despertar seu interesse por plantas!?

 

AREIA MOVEDIÇA

Essa experiência vai ser divertida para a família toda!

Então chame todo mundo e desafie cada um para fazer o seu experimento pessoal.

Você vai precisar de:

– Amido de milho;

– Água;

– Recipiente médio (como uma bacia);

– Corante (opcional).

 

Mão na massa:

Coloque na bacia a proporção de dois copos de água para um de amido e se preferir, coloque algumas gotinhas de corante para deixar a brincadeira ainda mais divertida.

 

Resultado:

A areia movediça proporciona uma experiência sensorial super interessante para os pequenos, pois quando ele colocar os dedos devagar no líquido eles vão afundar, mas se bater os dedos bem rapidinho na superfície, a areia vai ficar dura. Legal né? O pequeno vai amar!

 

VULCÃO EM ERUPÇÃO

Essa experiência é incrível e não dá tanto trabalho quanto você pensa! Faz um pouquinho de sujeira, é claro, mas vale a pena para ver a empolgação e felicidade dos pequenos.

Você vai precisar de:

– Massinha de modelar;

– Bicarbonato de sódio (1/2 copinho de café);

– Detergente (1 copinho de café);

– Vinagre (1/2 copinho de café);

– Palitinho de madeira;

– Corante vermelho;

– Água;

– Copo e prato descartável;

– Cola.

 

Mão na massa:

Primeiramente cole o copinho descartável no meio do pratinho e espere secar, depois modele um vulcão no copo com a massinha de modelar. E então, logo vem a parte mais divertida!

Escolha um lugar que possa sujar e então deixe bem pertinho todos os outros ingredientes.

Coloque o bicarbonato dentro do vulcão. Dentro de outro copo descartável, coloque a água e em seguida despeje o vinagre, acrescente o detergente e umas gotas de corante vermelho, com o palitinho de madeira, misture tudo. Depois despeje a mistura dentro do vulcão e veja a magia acontecer!

 

Resultado:

O bicarbonato reage quimicamente com o vinagre formando uma grande espuma que faz parecer uma lava de vulcão. As crianças vão adorar o experimento e vão querer saber ainda mais sobre o vulcão e como acontece o processo de erupção de verdade.

 

E então papai e mamãe, viram como dá pra aprender e se divertir ao mesmo tempo?

Aproveitem o momento em casa para dedicar um tempo para o pequeno e fazer ele ficar ainda mais interessado nas aulas e em tudo o que tem a aprender pela frente, seja com a família, os amigos, os professores, etc. De forma divertida e organizada, eles vão mantendo vivo o encanto de ser criança e o amor pelos estudos.

Mantenha vivo o encanto de ser criança!