+55 (18) 99607-6551 loja@pecompe.com.br

Oi mamãe! Hoje nós queremos saber: você se preocupa muito com a alimentação dos pequenos?

É natural que sua resposta seja sim! Afinal a alimentação é parte fundamental do crescimento saudável dos babys. Mas você sabia que essa é só uma das funções da comida no organismo das crianças? 

A boa alimentação é essencial para todas as interações bioquímicas que ocorrem no interior das células, e isso quer dizer que toda a vitalidade e ânimo do seu pequeno está ligado à qualidade da mesma. 

Mas, infelizmente, existem muitos mitos a respeito da nutrição infantil, o que acaba dificultando muito a vida das mamães que querem apenas oferecer a melhor qualidade de vida aos babys. 

Nosso objetivo hoje é descomplicar um pouco esse assunto e fazer você entender todo o impacto que uma boa nutrição pode ter na vida do seu filho, dando algumas dicas de como fazer isso! Então vem com a gente.

O impacto no aprendizado

Sabe aquele velho ditado que diz: “saco vazio não para em pé”? É a mais pura verdade! 

Nas crianças, o significado disso é aquela falta de disposição para brincar, pensar, aprender ou realizar qualquer atividade. Os nutrientes como proteínas, vitaminas e minerais, obtidos através de alimentos naturais e saudáveis, são o combustível para que a criança tenha ânimo e energia para o dia a dia.

As frutas e vegetais são essenciais na fase de desenvolvimento das crianças, pois proporcionam tudo que elas necessitam. Uma dieta sem esses nutrientes afeta diretamente as reações químicas do cérebro, que são totalmente dependentes deles, podendo inclusive desacelerar a evolução do raciocínio e das habilidades motoras.

Como melhorar a alimentação dos babys?

Agora que você já entendeu a importância da boa nutrição do seu filho, vamos fazer isso na prática?

A maior orientação dos especialistas é de que os pratos dos bebês sejam super coloridos! Quanto mais variedade melhor! 

O verde pode vir do brócolis ou da couve, o vermelho da beterraba, o laranja da cenoura, e assim por diante! Inclusive, essa é uma ótima maneira de convencer os pequenos a ingerirem esses alimentos. Na hora da refeição lance esse desafio para a criançada: 

– “Quem consegue ter mais cores em seu prato?”

Além dos legumes, verduras e frutas, outra coisa que deve ter sempre sua atenção é a qualidade dos demais alimentos que estão sendo incluídos na alimentação deles. 

Os embutidos, fast foods e demais comidas industrializadas em excesso são prejudiciais! Isso porque eles acabam substituindo a comida de verdade sem trazer nenhum tipo de benefício para o corpo da criançada.

O açúcar em excesso também é um vilão, e ele nem sempre vem na forma de doces, viu? Ele está muito presente nos refrigerantes, sucos industrializados e até mesmo nos salgadinhos, por incrível que pareça!

Manter a atenção na qualidade dos alimentos que você oferece para os pequenos é essencial! Para outras dicas importantes sobre esse assunto, você também pode acessar esse post aqui.

O que fazer quando eles aprendem a negar comida?

Ok, nós sabemos que tudo o que foi dito acima é lindo na teoria, mas difícil de por em prática! Ah se todos os pequenos gostassem de brócolis como gostam de algodão-doce, não é mesmo, mamãe?

Mas, se você é uma mamãe antenada, já viu a gente falar por aqui que bons costumes são ensinados desde cedo aos babys. Com a comida também é assim! Quanto antes você ensiná-lo a comer bons alimentos, mais fácil vai ser controlar isso durante seu desenvolvimento.

O primeiro passo é buscar informação com profissionais! Pergunte ao pediatra ou à nutricionista quais alimentos são melhores para a fase atual do seu bebê e mantenha esse acompanhamento sempre.

Mas, se houver resistência por parte deles, mantenha a calma! Nós também temos algumas dicas. 

  1. Sempre ofereça uma boa variedade! Antes de cozinhar, adquira o hábito de perguntar quais vegetais a criança quer comer no dia. Fazer com que isso pareça uma escolha dela, e não algo imposto, é uma excelente tática para que ela não negue a comida.
  2. Não force! Se você forçar algum alimento, pode criar uma visão ruim na criança sobre ele, fazendo com que ela nunca mais o queira. Deixe que ela escolha não comê-lo hoje e tente novamente outro dia.
  3. Façam as refeições juntos! Afinal, a melhor forma de educar é pelo exemplo.

Mas e se nada disso adiantar? 

Vocês podem tentar cozinhar juntos! Deixar que a criança acompanhe o preparo de uma refeição pode ser uma excelente maneira de despertar seu interesse pela comida. Cozinhar junto com os pequenos desperta seu interesse e gera uma expectativa de ver o resultado final. 

Escolha receitas nutritivas para esses momentos, como um sanduíche natural, um bolo de beterraba ou biscoitinhos de aveia, por exemplo. Basta soltar a criatividade.

Esperamos que essas dicas sejam úteis para você e sua família! Afinal, oferecer uma melhor qualidade de vida para os pequenos, cheia de saúde, alegria e energia para aprender brincando são essenciais para manter vivo o encanto de ser criança

Mantenha vivo o encanto de ser criança!