+55 (18) 99607-6551 loja@pecompe.com.br

Oi mamãe e papai! Tudo bem com vocês?

Nessa semana fizemos uma postagem em nossas redes sociais brincando um pouco com o fato da rotina das mamães ser muito agitada e elas não terem tempo para descansar. No post que vocês podem ver aqui, mencionamos as horas de sono indicadas em cada fase da vida. Mas a verdade é que esse é um assunto que merece nossa atenção, principalmente quando temos um pequeno em fase de crescimento em casa!

É por isso que hoje vamos explicar melhor a importância do sono para a saúde das crianças. 

Uma boa noite de sono é essencial para que os pequenos se desenvolvam, tanto física quanto emocionalmente. É durante o período de descanso que o cérebro do pequeno libera o GH, o famoso hormônio do crescimento, além de realizar outras funções importantíssimas para a memória e o funcionamento geral dos órgãos do seu corpo.

Pensando nisso, a National Sleep Foundation (Fundação Nacional do Sono), um instituto de pesquisa sem fins lucrativos dos Estados Unidos, publicou algumas recomendações gerais sobre a importância do descanso para os pequenos, que vamos abordar nesta matéria.

O que pode ajudar?

Como já compreendemos que dormir é mais que essencial, é hora de conversar sobre as formas de fazer com que o sono do seu filho seja o mais saudável e proveitoso possível.

Engana-se quem pensa que basta deitar e dormir! Principalmente nas fases onde as crianças querem brincar o tempo todo, dormir pode parecer uma verdadeira perda de tempo para eles, o que pode ser prejudicial.

Então venham com a gente e anotem as dicas a seguir, que garantem uma boa noite de sono para os babys!

– Cuidado com as brincadeiras

Já notaram alguma inquietação no pequeno antes de dormir? Alguns chegam a inventar mil e uma tarefas que precisam ser realizadas antes que ele, de fato, possa ir para a cama.

Uma boa estratégia para impedir essa inquietação excessiva antes de dormir é reduzir a atividade mental e física durante a noite. Não deixem que as tarefas escolares e brincadeiras intensas ocorram após o anoitecer. Na verdade, nesse horário é melhor que as crianças já tenham finalizado todas as suas obrigações diárias.

Isso quer dizer que esse é um bom momento para que elas assistam TV, leiam ou façam qualquer outra atividade relaxante.

– Estabeleça uma rotina

Essa dica completa a primeira! Se vocês querem que os pequenos durmam bem, é preciso ter horários fixos e muito bem programados, isso evita que a criança realize atividades agitadas à noite ou acabe dormindo tarde demais.

Junto ao pequeno, criem combinados estabeleçam uma rotina. Para isso, vocês podem seguir as dicas desse post aqui.

– Dedique atenção à alimentação

A boa alimentação é um fator fundamental para a saúde de qualquer pessoa! E ela pode ser decisiva na qualidade do sono.

Consumir certos alimentos muito próximos da hora de dormir pode ser prejudicial. No geral, o melhor é optar por comidas mais nutritivas e levinhas para o jantar: legumes e verduras são sempre uma excelente opção!

Evitar o açúcar nesse período pode ser uma ótima decisão também, já que o efeito energético que excesso dele causa pode ser muito desconfortável para o seu baby. O mesmo vale para alguns tipos de refrigerantes, que possuem muito açúcar e cafeína em sua composição.

O melhor mesmo é deixar esses alimentos para serem consumidos durante o dia e não após o jantar, ok?

– Arrume o quarto do pequeno

Além de uma cama confortável e aconchegante, existem outros fatores que deixam a hora de dormir muito melhor!

A ausência de luz auxilia muito para que o sono seja profundamente bom e tranquilo. Mas se o seu pequeno tiver algum problema com o escuro total, como muitas crianças têm, façam o possível para que a luz presente no quarto seja mínima.

Dessa forma seu baby terá uma qualidade de sono muito melhor.

Quantas horas de sono são necessárias?

Agora que vocês já sabem como garantir horas bem dormidas para as crianças, é hora de falar da quantidade certa! Dormir menos que o necessário diariamente pode ter sérias consequências no desenvolvimento do seu baby, mas dormir demais também não é nada legal.

Segundo a National Sleep Foundation, essas são as recomendações de acordo com cada faixa etária:

  • De 0 à 3 meses: Entre 14 e 17 horas de sono diárias;
  • De 4 à 11 meses:  Entre 12 e 15 horas de sono diárias;
  • De 1 à 2 anos: Entre 11 e 14 horas de sono diárias;
  • De 3-5 anos: Entre 10 e 13 horas de sono diárias;
  • De 6-13 anos: Entre 9 e 11 horas de sono diárias;

Agora que vocês já sabem tudo isso, é hora de cuidar desse fator tão essencial na vida dos babys. Peguem os cobertores e os travesseiros e aproveitem aquele soninho gostoso e merecido!

Mantenha vivo o encanto de ser criança!