+55 (18) 99607-6551 loja@pecompe.com.br

Oi mamãe e papai, tudo bem?

Hoje vamos falar de um assunto bem recorrente nas famílias brasileiras, principalmente no último ano: a mudança de rotina.

Verdade seja dita: adaptação nunca é fácil! Ainda mais quando tudo está mudando constantemente. Para os pequenos ela é ainda mais difícil, fazendo com que eles sintam-se um pouco perdidos, irritados e sem saber o que está acontecendo de fato.

A pandemia do Coronavírus trouxe drásticas mudanças para muitas famílias. Situações como o lockdown e as novas regras para prevenção do contágio foram uma novidade bem difícil de assimilar. Agora não existem mais passeios aos fins de semana e nem idas ao parquinho. E mais, os pequenos ainda têm que lidar com os estudos em casa, uma alteração repentina na sua forma de aprendizado e socialização.

Dentro dessa situação também podemos perceber que existe uma grande incerteza geral, não é mesmo? Com a flexibilização do isolamento em algumas cidades, é comum que, em certos períodos de tempo, os papais e mamães estejam em casa com os pequenos e, em outros, precisem voltar ao trabalho.

Não é difícil entender a bagunça que pode estar acontecendo agora na cabeça do seu filho! Essas situações facilmente geram irritabilidade, ansiedade e frustração nas crianças. Mas acalmem-se, pois tem solução!

Hoje nós vamos dar 5 dicas para que vocês possam lidar com as alterações constantes na rotina e fazer com que elas sejam muito mais fáceis e bem recebidas pelos pequenos.

Mudanças podem causar irritação

As mudanças nunca são fáceis, mas para as crianças mais novas são ainda mais desafiadoras!

Por volta dos 7 anos, os pequenos geralmente conseguem compreender melhor as novas informações que recebem. Antes disso é mais difícil e cada um vai liberar sua angústia de uma maneira, seja na birra, na irritação ou na falta de apetite, por exemplo.

Para que essa situação seja mais fácil é importante que a mamãe e o papai entendam que esse comportamento é normal, esperado e não deve ser ignorado.

Escute e entenda

O diálogo é fundamental para lidar com essas situações!

Explique cada acontecimento e o porquê de vocês estarem realizando certas tarefas que antes não eram rotineiras.

Escute seu filho e faça com que o ambiente seja seguro e amigável para que ele compartilhe seus pensamentos e angústias sobre todos os assuntos que estão na sua cabeça.

Explique cada processo cuidadosamente

Uma boa tática para ajudar os pequenos a lidar com as mudanças é descrever cada situação com clareza, por exemplo: se vocês estiverem voltando a trabalhar fora de casa, explique a necessidade de fazer isso, quanto tempo ficarão fora durante o dia e quando vão voltar.

Mesmo que pareça que a criança não está entendendo, colocar ela como participante ativa da mudança pode evitar muitos problemas, como ansiedade ou sensação de abandono.

Sempre estabeleça horários

Certas coisas nunca mudam, não é mesmo? Os horários para acordar, almoçar, jantar e dormir do seu filho devem ser sempre os mesmos. 

A cada mudança na rotina, tenha certeza de que todos os horários do seu pequeno estão bem estabelecidos. Para isso, façam um quadro com todas as tarefas que ele precisa realizar no dia e os horários que elas precisam acontecer, se houverem alterações no meio do caminho, basta colocar as dicas que citamos acima em prática e explicar direitinho o que vai acontecer!

Dessa forma, seu baby poderá se apegar às coisas que não estão em constante mudança, o que o deixará menos irritado.

Seja paciente

Alguns psicólogos apontam que, para que a criança se acostume com qualquer novo hábito, é necessário que ele se repita por muitos dias, então não desistam porque a adaptação simplesmente não aconteceu de primeira.

Isso acontece pela forma como nosso cérebro funciona para assimilar qualquer informação nova. Entender isso é fundamental para que vocês, mamães e papais, sejam mais pacientes com as crianças e todo o processo fique mais fácil.

A verdade é que novas experiências são sempre motivo de ansiedade, sejam elas boas ou ruins. Mas com carinho e cuidado é possível adaptar as crianças a todas elas com facilidade.

Contem pra gente: por quais mudanças de rotina vocês e suas famílias passaram nesse período de quarentena? Vamos adorar conversar sobre todos esses desafios com vocês.

Mantenha vivo o encanto de ser criança!