Olá papai e mamãe! Você sabia que no dia 21 de Março é comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down?
Isso mesmo, a data foi criada a fim de conscientizar a sociedade para a inclusão da pessoa com síndrome de Down e dar visibilidade ao tema. E o dia dessa comemoração foi muito bem escolhido, vem entender o porquê:
Primeiro, vamos saber mais sobre essa condição:
A síndrome de Down não é uma doença, mas sim uma condição genética que leva à características físicas singulares. Ela é causada por um cromossomo extra no par 21, o chamado cromossomo do amor.
A data 21/03 faz referência aos três cromossomos número 21 que caracterizam esta ocorrência genética e foi ideia do geneticista Stylianos E. Antonarakis, da Universidade de Genebra. Interessante, não acha?
As crianças com síndrome de Down, embora apresentem variáveis graus de comprometimento intelectual e de aprendizado, carregam consigo uma personalidade única, além de serem muito sensíveis e amorosas.
Infelizmente, muitas vezes esses pequenos sofrem em meio a uma sociedade que não aprendeu a lidar com as diferenças, e essa data especial, tem como parte do objetivo trazer mais visibilidade ao tema, conscientizar a todos sobre a importância da luta pelos direitos iguais, bem-estar e inclusão das pessoas que nasceram com essa síndrome.
Devemos lembrar que as crianças que nascem com essa alteração não são incapazes de frequentar as escolas regulares, muito pelo contrário, a inclusão das mesmas é de muita importância para o desenvolvimento delas e dos que estão à sua volta.
Não existe uma regra e nem uma receita a ser seguida para a inclusão desses pequenos, mas existem atitudes que podem ajudar e fazem toda a diferença na vida deles e na nossa.
Vem conferir 3 maneiras de ajudar na inclusão das crianças com síndrome de Down.
Visualize a criança
Antes de ver a síndrome, é necessário ter um olhar atento e entender que o pequeno é uma criança comum, que necessita de atenção, carinho e respeito como qualquer outra.
Conheça e entenda
Muitas pessoas não tiveram contato com crianças com síndrome de Down em sua infância e isso pode causar algum constrangimento na vida adulta.
Mas sabemos que o novo e diferente não causa estranheza nas crianças, que são seres amorosos e livres de amarras da sociedade. Portanto, conhecer e incentivar a aproximação dos pequenos com crianças com síndrome de Down, é essencial para que essa convivência nos faça pessoas melhores e mais inclusivas.
Acolha a diferença
A melhor maneira de aprendermos sobre inclusão, é incluindo!
Por isso é preciso que cada um entenda suas próprias limitações e dificuldades. Assim, estaremos mais dispostos e abertos a conviver com outras pessoas diferentes, além de aceitar e entender que todos temos limitações, e que não há nada de errado nisso.
Por fim papai e mamãe, queremos que cada um de vocês faça sua parte na construção de um mundo mais unido e sem diferenças. Sabemos que pequenas atitudes podem causar uma grande diferença no caminho das pessoas, portanto entre nessa luta conosco e ajude a manter vivo o encanto de ser criança a todo momento.