Olá, mamãe e papai! Vamos falar um pouquinho sobre a saúde e o bem estar dos pequenos?
Sabemos que o sonho de todos os pais é oferecer uma vida feliz e cheia de amor para as crianças. Para isso, é essencial cuidar de todos os aspectos da saúde do seu baby, incluindo o âmbito emocional.
No artigo de hoje, vamos conversar um pouquinho sobre os Psicólogos e como eles podem ajudar seu filho. Vamos falar também sobre quando você deve procurá-lo. Acompanhe!
É comum que alguns papais confundam certos sinais de que os pequenos precisam de ajuda com uma simples teimosia ou fase do crescimento. Aqui nós falamos um pouco sobre como os momentos de desobediência são, sim, parte do desenvolvimento da criança. Mas então, como entender o que faz parte do crescimento e o que é um sinal de alerta?
O primeiro passo é conhecer muito bem o seu pequeno, entender sua personalidade, todas as suas manias e jeitinhos de agir são aspectos fundamentais para notar qualquer mudança. Dessa forma, quando algo estiver diferente você saberá que precisa ajudá-lo.
Além disso, é muito importante entender que os psicólogos não são apenas para os momentos de problemas e crises, eles são de grande ajuda em todas as fases da vida, principalmente na infância.
-
Mas qual é o trabalho de um Psicólogo Infantil?
A Psicologia infantil tem o objetivo de auxiliar na expressão das emoções da criança através das brincadeiras, por exemplo. Um psicólogo infantil pode ajudar os pequenos a ressignificarem eventos traumatizantes, identificar conflitos e auxiliar na resolução deles, buscando as melhores alternativas para lidar com cada criança.
Esse trabalho é essencial, pois cuida da saúde emocional do pequeno e contribui para que ele seja um adulto mais consciente de seus sentimentos e saiba lidar com seus problemas com muito mais inteligência e calma.
Sinais que merecem a atenção dos pais
Alteração de comportamento significativa
Aqui temos a importância de conhecer bem a personalidade do seu baby! Só assim você será capaz de perceber se ele mudou de uma criança alegre para alguém mais reservado, ou de um baby calmo para mais agitado.
Agressividade
As brigas constantes com os coleguinhas, ou até mesmo uma mudança brusca nas brincadeiras podem indicar uma agressividade exacerbada que merece atenção.
Dificuldade de concentração ou problemas escolares
Algumas crianças têm uma capacidade de concentração menor que outras, e isso é completamente normal!
Mas se você tem notado dificuldades de aprendizado por conta desse agito extra, ou uma dispersão muito rápida de atenção, pode ser um indicativo de que ele precisa de um profissional.
É possível evitar os sinais acima?
Claro! Como dissemos, a psicoterapia é recomendada em qualquer fase da vida, mas se o seu pequeno acabou de enfrentar um trauma, como: perder algum ente querido, um pet, ou passou por um período de estresse, é melhor que você leve-o para o psicólogo antes que os sinais comecem a surgir. Assim ele aprenderá a lidar com a situação da melhor maneira possível
Esperamos que essa reflexão ajude na identificação dos melhores momentos para procurar um profissional!
Todas essas atitudes ajudarão seu pequeno a ter uma infância muito mais feliz e saudável, mantendo vivo o encanto de ser criança! Não deixe de procurar ajuda para garantir a felicidade do seu baby.