Olá mamãe e papai, esperamos que esteja tudo bem por aí!
Às vezes, com todas as preocupações do dia a dia acabamos ignorando certos comportamentos, ou tratando com maior normalidade do que deveríamos, sabiam? Na verdade, isso é extremamente comum nos cuidados com os olhinhos dos pequenos.
Situações que consideramos apenas como uma certa sensibilidade ou traços da personalidade do pequeno podem ser, na verdade, um sinal de que seu filho está precisando usar óculos.
Mas não precisam ficar preocupados! Hoje nós vamos falar sobre todos esses alertas que precisam de atenção para levar seu baby o quanto antes ao oftalmologista!
Confiram abaixo:
De 0 à 2 anos de idade
Nos primeiros anos, os sinais são muito sutis!
A primeira coisa a ser notada pelos papais deve ser o interesse do pequeno pelas pessoas e objetos de um determinado ambiente. As crianças pequenas tendem a fixar muito os olhos em coisas chamativas, se isso não acontece com o seu pequeno, pode ser porque ele não está vendo com clareza.
Outra coisa importante a ser observada é a sensibilidade dos olhinhos. Se seu baby tende a deixá-los fechados em ambientes mais claros, apresenta irritação, vermelhidão ou lacrimejamento com muita frequência, pode ser um indicativo de que ele possui alguma dificuldade, como a miopia por exemplo.
É bom lembrar também que essa irritação frequente nos olhos nunca deve ser encarada com tanta naturalidade, pois além de indicar probleminhas na visão, podem indicar outras condições como alergias e infecções.
É por isso mamãe e papai, que mesmo que seu pequeno não consiga, de fato, falar que não está enxergando tão bem assim, vocês podem perceber essas dificuldades ainda nos primeiros aninhos de vida e tratá-las com bastante antecedência.
Acima dos 2 anos de idade
Apesar de ser sempre melhor indicar as dificuldades na visão mais cedo, a verdade é que muitos pais percebem esses sinais após certas reclamações na idade escolar.
Dificuldades da alfabetização, leitura e escrita ou até mesmo após esse período de alfabetização quando o pequeno ainda usa um dedo para guiar a leitura, passando-o por baixo das palavras, podem ser os indicativos mais comuns, mas outros sinais também podem ser percebidos antes que essas situações venham a tona, como as comuns dores de cabeça ou aquele incômodo frequente na região frontal (testa).
Alguns especialistas também apontam que esfregar os olhos o tempo todo ou apertá-los sempre que querem enxergar algo são atitudes comuns de serem percebidas.
Outra situação que acaba passando despercebida pelos papais e mamães é a proximidade com as telas, como quando o pequeno quer ver TV e senta-se bem pertinho dela, ou aproxima muito os celulares e tablets do rosto para assistir vídeos ou jogar. Pode parecer apenas manias de criança, ou até mesmo teimosia, mas pode ser um indicativo de que seu pequeno não consegue ver bem se não estiver tão perto assim.
No entanto, quando os problemas na visão ainda são muito leves, essas situações podem não ser notadas dentro de casa, e é aí que entra uma pessoa muito importante na história: o professor ou a professora do seu filho! É importante que vocês mantenham contato constante para ficar sabendo se as crianças reclamarem que não conseguem ver bem a lousa ou ler algo nos livros.
A verdade é que cuidar dos olhinhos é sempre necessário, em qualquer idade, e por isso, o melhor para o seu baby é que ele passe por um oftalmologista anualmente para um check-up, pois o quanto antes são tratados esses probleminhas, menos graves eles podem ser.
No entanto, apesar de ser uma situação um tanto desafiadora para os pequenos, usar óculos não significa que a criança será incapaz de qualquer coisa, viu mamãe e papai? Isso é uma crença muito antiga e não existem motivos para ficarem tristes ou super preocupados. Desde que seja tratado por um profissional, seu baby poderá desfrutar de qualquer brincadeira tranquilamente e manter vivo todo o encanto de ser criança.