+55 (18) 99607-6551 loja@pecompe.com.br

Oi, como você está? Se assim como o resto do Brasil você tem acompanhado as olimpíadas, temos certeza de que aquela vontade de começar ou voltar a praticar um esporte invadiu a sua mente também.

Mas pra gente, isso trouxe uma reflexão ainda maior sobre o assunto, e por isso, hoje queremos conversar com você a respeito da importância dos esportes para a vida em geral!

Os benefícios para a saúde

Praticar um esporte e movimentar o corpo é parte essencial da nossa busca por um estilo de vida mais saudável. No entanto, quando realizado na infância, o esporte pode ter um papel ainda mais importante!

Quando falamos que as crianças têm energia de sobra para as brincadeiras,não é exagero! O crescimento e desenvolvimento constante do corpo faz com que eles tenham uma energia enorme a ser gasta diariamente. 

Por isso, direcionar essa energia para uma atividade específica traz foco e auxilia no seu desenvolvimento cognitivo.

Além disso, quando bons hábitos são criados desde cedo, podemos ter certeza de que a criança terá uma qualidade de vida incrível ao decorrer de sua vida. Praticar atividades físicas regularmente é parte disso, já que espanta o sedentarismo e todas as complicações de saúde que ele pode acarretar, como a obesidade infantil, por exemplo.

Agora que já estamos de acordo sobre isso, você provavelmente está se perguntando: por onde começar? E fique calmo, pois nós vamos ajudar nisso também! Continue acompanhando para descobrir quais são as melhores opções para o seu pequeno.

Quais os melhores esportes para praticar na infância?

Os esportes em grupo trazem muitos ensinamentos aos bebês, como entendimento e respeito de regras e o estímulo à convivência em grupo, criando vínculos e desenvolvendo as habilidades de comunicação dos pequenos enquanto eles se divertem.

Além disso, esportes em grupo geralmente são competitivos, o que ensina os pequenos a lidarem com suas expectativas e frustrações. 

Confira abaixo 5 esportes excelentes para o seu filho:

  •         Futebol e Futsal

Esse esporte está presente no nosso cotidiano desde que nascemos, afinal é o mais famoso em nosso país! 

Por se tratar de uma atividade intensa, o Futebol pode ajudar a acelerar o metabolismo e manter a saúde cardiovascular e respiratória do pequeno.

A atividade pode começar a ser parte da rotina do seu filho a partir dos cinco anos de idade!

  •         Vôlei

Muito parecido com o futebol, o Vôlei é um esporte competitivo que desenvolve habilidades como a de movimentos rápidos, o equilíbrio e a precisão. Além disso, o entendimento e atenção às regras trabalha a concentração do pequeno!

O vôlei pode ser introduzido a partir dos sete anos.

  •         Natação

A natação é uma atividade completa que o seu bebê pode iniciar aos seis meses de idade!

Com ela, a criança consegue trabalhar a respiração e a coordenação motora, melhorando a flexibilidade e  as noções de tempo e espaço do pequeno. 

Além disso, nadar melhora naturalmente o apetite, então se isso é um problema por aí, talvez você queira considerar esse esporte para o seu baby.

  •         Lutas

melhora as habilidades motoras, reflexos e reações dos pequenos.

As lutas, sejam Judô ou Karatê, trazem lições importantíssimas, já que ensinam que o respeito ao oponente é primordial! Isso ajuda os pequenos a compreenderem melhor as regras de convívio social e a serem mais respeitosos com seus colegas.

Tudo isso enquanto trabalha as habilidades motoras, reflexos e reações das crianças.

  •         Basquete

Para os pequenos que gostam de gastar energia ao ar livre, o Basquete é perfeito!

A prática pode ser iniciada aos seis anos de idade e vai melhorar a agilidade, concentração e coordenação da criança. Além disso, ele contribui muito na fase de crescimento das crianças, pois promove e facilita o fortalecimento muscular!

Além de todos esses e outros esportes coletivos incríveis, o seu pequeno também pode se beneficiar em esportes individuais! Existem várias danças e outras atividades físicas que o seu pequeno pode praticar que melhoram a sua saúde e qualidade de vida

Como escolher o melhor para o meu filho?

Agora que listamos todas essas atividades divertidas e repletas de benefícios, você provavelmente está em dúvida sobre qual delas é a melhor para o seu filho, certo?

Na verdade, podemos resolver essa questão facilmente, pergunte ao pequeno qual atividade ele tem vontade de realizar, deixe que ele escolha pois assim, as chances dele se apaixonar pela prática são ainda maiores.

Pesquise as opções mais próximas de vocês e ouça as preferências do seu filho. Observar como ele se empolga com determinado esporte na televisão pode ser um bom caminho.

O importante mesmo é que ele encontre diversão na prática de esportes e se desenvolva com saúde, inteligência e muita alegria, afinal, é isso que mantém vivo o encanto de ser criança!

Mantenha vivo o encanto de ser criança!