Oi! Como andam os preparativos para a festa junina por aí? Chegou a época de celebrar a festa mais popular do Brasil! Mas essa comemoração vai precisar acontecer dentro de casa mais uma vez.
No ano passado, nós trouxemos algumas dicas incríveis para ajudar você e os babys a fazerem seu próprio Arraiá, vocês podem conferir aqui.
Mas dessa vez, nós queremos contar algumas curiosidades sobre essa festa brasileira e lembrar o quanto ela é importante para nós, trazendo vários sentimentos nostálgicos da infância que são impossíveis de esquecer.
Então, vem com a gente saber mais sobre a Festa Junina e os inúmeros motivos que temos para amar essa celebração!
– Como surgiram as Festas Juninas?
Acreditam que essa festa caipira veio da Europa? Pois é! Lá eles costumavam fazer essas celebrações da natureza e pediam fartura nas safras, pois era nessa época do ano que começava o período da colheita de cereais.
Os portugueses trouxeram essa tradição para o Brasil há muitos anos e aos poucos ela foi ficando cada vez mais com a nossa cara. Antigamente, as vestimentas para a festa eram perucas, saltos e outras roupas pomposas, daquele jeito europeu mesmo, já que por lá eram realizadas em salões nobres.
Logo o estilo da dança mudou, com a influência do povo nordestino, e as roupas foram mudando também. Os chapéus, que eram muito usados no trabalho do campo, e as sandálias de couro viraram o padrão. Além disso, nosso clima pedia por vestidos mais curtos e outras roupas mais frescas.
Depois de tantas mudanças, já podemos dizer que as festas juninas são totalmente brasileiras! E as festividades têm data marcada para acontecer, viu? Elas começam no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio, e encerram no dia 29 de junho, dia de São Pedro. Além disso, nos dias 23 e 24 celebramos o dia de São João.
– Comidas típicas
Agora que você já sabe de onde essa festa caipira veio, é hora de lembrar uma das melhores coisas sobre ela: a comida!
Bolo, cachorro quente, quentão, maçã do amor, pamonha, paçoca, cuscuz… são tantos quitutes deliciosos que não conseguimos nem listar todos.
Mas em geral, essas iguarias são preparadas com alimentos como milho, amendoim, coco, mandioca e pinhão.
Toda a simplicidade dessas receitas traz aquele gostinho único de comida de verdade, muito diferente de boa parte dos alimentos que consumimos no dia a dia, não é mesmo?.
E falando nisso, temos certeza que, para muitos papais e mamães, essas comidas têm um gosto ainda mais especial: o de infância!
– Músicas e danças
Como falar de festa junina sem logo lembrar das músicas caipiras que embalam as quermesses e arraiás?
A música tradicional brasileira, como sertanejos e forrós nunca faltam nesse tipo de celebração, que são sempre ritmos animados no estilo caipira, e fazem muito sucesso!
Dentre as danças que animam a noite podemos ver o xote, o xaxado e o baião, além da famosa quadrilha!
Não importa a idade, quando o ritmo começa a tocar, todos sabem fazer muito bem o caminho da roça.
– Brincadeiras
Sem dúvidas a diversão da família toda é garantida!
Nas festas juninas sempre podemos criar ótimos momentos com as crianças tentando a sorte em barraquinhas com jogos e brindes! A pescaria e o arremesso de argolas sempre são lembrados.
Além disso, outras situações divertidíssimas são criadas com o Correio Elegante, aquelas mensagens que podem ser mandadas para qualquer um da festa, ou então a típica “cadeia do amor”, onde as pessoas mandam prender outros convidados e alguém fica encarregado de capturar os “presos”, que só poderão sair da prisão se cumprirem uma tarefa.
A saudade das Festas Juninas ficou ainda maior depois dessas lembranças, não é mesmo? Por isso, torcemos muito para que, no próximo ano, possamos aproveitar muitos Arraiás cheios de alegria por aí!
A verdade é que essa data faz parte da nossa cultura e sempre está atrelada a infância e os momentos marcantes dela, por isso sentimos tanta falta nesses dois anos em que todos tiveram que ficar em casa.
Mas é muito importante que possamos proporcionar as melhores memórias para os pequenos. Estar em contato com a cultura brasileira desde cedo traz inúmeros benefícios para o desenvolvimento dos babys e fazem com que eles também tenham todas essas sensações felizes ao participar de uma festa típica como essa.
Festejar e aproveitar todos os elementos típicos das festas populares, ainda que dentro de casa, trazem ótimos momentos de alegria para eles e mantêm vivo o encanto de ser criança!