Olá! Como vai?
Existe uma menininha com aquele espacinho guardado no seu coração? Então nossa matéria de hoje vai interessar muito a você.
Hoje é comemorado o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, uma data para comemorar e dar atenção a muitos temas pelos quais lutamos diariamente, não é mesmo? Mais inclusão e oportunidades iguais.
Pensando em dar a devida atenção ao tema, de maneira que possamos ativamente mudar o destino de nossas pequenas, hoje vamos falar um pouco mais sobre o assunto e mostrar como o incentivo, desde bem pequenininhas, pode fazer uma enorme diferença na vida da sua filha.
Vem ver!
O que é o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência?
Comemorado no dia 11 de fevereiro, a data foi introduzida a todos nós através de uma iniciativa da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), em 2015.
O objetivo é fortalecer o compromisso global na luta pela igualdade de direitos entre homens e mulheres, com o foco na educação.
O evento ocorre em diversos países ao redor do mundo, com atividades que buscam dar destaque às contribuições das mulheres em pesquisas e descobertas científicas e tecnológicas.
Por que celebrar?
Já estamos em 2022, avançamos muito como sociedade, e temos o privilégio de estar em um país onde as meninas podem estudar e sonhar em serem o que quiserem. Mas nem sempre foi assim!
Foi preciso muita luta, de mulheres que provavam o seu valor diariamente, e ainda sim sofriam com seus nomes sendo apagados da história, até que nós, como sociedade, passássemos a dar o devido valor às suas descobertas.
É importante que as pequenas saibam o quanto suas ideias e descobertas podem mudar o mundo, e fazemos isso ao introduzi-las a grandes personalidades históricas que deixaram isso bem claro.
Um exemplo clássico é Marie Curie, a física e química polonesa tornou-se a primeira mulher a receber o Prêmio Nobel de Química, pela descoberta dos elementos rádio e polônio, hoje usados em nosso dia a dia em máquinas de radiografia e produção de energia!
Outra grande figura é Hedy Lamarr, que além de atriz era inventora! Foram ela e o compositor George Antheil desenvolveram um sistema de orientação por rádio durante a Segunda Guerra Mundial, além de ajudar seu país a vencer a guerra, os princípios desse seu trabalho foram incorporados às tecnologias que fazem parte do nosso cotidiano, como o Bluetooth e o Wi-Fi.
Essas são apenas duas histórias reais que podem incentivar as meninas na ciência, mas ao olhar para o nosso passado, podemos encontrar inúmeras outras mulheres que transformaram o mundo quando tiveram a chance. Contar essas histórias às meninas é incentivar que elas façam ainda mais!
Como incentivar a sua pequena?
Então, por onde começar? Por anos, nossos ancestrais acreditavam que meninas não deviam ir à escola. Levaram séculos, mas finalmente elas possuem esse direito.
Incentivar o conhecimento, a leitura e os estudos em geral, é uma ótima maneira de garantir que elas usufruam ao máximo dessa conquista! Você, mamãe ou papai, tem uma influência enorme na vida de sua pequena, por isso, sempre esteja atento às suas inclinações e incentive cada interesse expressado por ela. Pode ser música, dança, ciências, matemática… Não existem regras, apenas novos horizontes a serem explorados.
E será muito mais divertido se você estiver junto!
As meninas podem fazer tudo que quiserem!
Como pais e educadores, temos o poder de moldar e impulsionar as meninas, mas também de censurá-las e impedir que sonhem alto . É importante que as escolhas certas sejam feitas, para que elas consigam se imaginar nas mais variadas profissões. Permita que sua pequena crie asas na imaginação, pois é daí que virão seus interesses para o futuro!
No mais, deixamos aqui toda a nossa admiração pelas mulheres, médicas, enfermeiras, pesquisadoras, biólogas, e infinitas outras profissionais da ciência que, ao exercer suas profissões, contribuem para um mundo mais igualitário e cheio de esperança!
Feliz Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência!