Com o Dia das Mães pertinho, a gente resolveu comemorar de um jeito diferente (como está sendo tudo nesse ano, não é mesmo!?). Portanto, hoje dedicamos essa matéria a todas as mamães! Queremos agradecer por ter aceitado a incrível e preciosa tarefa de ser mãe.
Entretanto, a gente sabe que existem muitas cobranças sobre as mamães, tanto da família, dos filhos, do marido, quanto de si mesma. Então hoje queremos que você que é mãe, se livre da culpa e do fardo da perfeição!
Isso mesmo, todo mundo comete erros e sabemos que o ser humano é individual e tem suas próprias convicções, crenças e vontades. Por isso, vamos listar hoje algumas situações em que as mães não precisam pedir desculpas e nem dar justificativas, afinal ser mãe é uma tarefa que só elas conseguem fazer direitinho.
ESCOLHER PARTO NORMAL OU CESÁREA
Parece óbvio, mas a escolha sobre a forma de nascimento do filho cabe aos pais do bebê. Portanto, ao invés de criticar uma mãe pela escolha por parto normal ou cesárea, que tal ouvir os motivos que fizeram ela optar por esse ou aquele procedimento?
Essa é uma maneira ótima para compartilhar informações e acolher a decisão da mãe, afinal ela não precisa de julgamentos nesse momento tão delicado.
ESTAR CANSADA E ESTRESSADA
Mãe não tira férias! A gente sabe que atualmente a tarefa de cuidar dos filhos vem sendo distribuída entre pai e mãe, mas ser mãe é uma tarefa em tempo integral e nós também sabemos que elas quase nunca descansam. Então não julgue uma mãe que se diz cansada ou sob stress, afinal os pequenos demandam muita atenção e dedicação e nem sempre temos energia para lidar com as necessidades deles. Portanto mamãe, tudo bem se sentir cansada de vez em quando, ok!?
FAZER COMPARAÇÕES COM OUTROS FILHOS
Quantas vezes ouvimos comparações entre os bebês por aí? Pode ser um comentário que parece inofensivo, como: “O filho da sua amiga não chora a noite” ou “A filha daquela pessoa começou a falar as primeiras palavras”, mas que causa grande dúvida na mamãe que ouve. O fato é que assim como os adultos, os bebês são seres individuais e cada um tem o seu jeitinho. Portanto a comparação entre um bebê e outro não deve acontecer! Mesmo quando vinda da própria mãe, essas comparações podem fazer você mãe sentir que está cometendo algum erro, o que não é verdade. Portanto desencane e curta o dia a dia com seu filho, sem comparações.
MIMAR O PRÓPRIO FILHO
Parar de se desculpar por amar, abraçar, beijar e mimar seu baby é um passo muito importante para as mamães, afinal sempre surge aquela dúvida: será que não é demais!?
A resposta certa é NÃO! Nunca é demais demonstrar afeto e amor pela vida que você gerou, afinal o amor que você doa ao seu filho, nunca é em vão e será retribuído com toda a certeza!
TER O CORPO DE ANTES DA GRAVIDEZ
Nove meses gerando uma nova vida faz com que o corpo da mulher mude muito. E só quem é mãe sabe dos desafios e dificuldades em encontrar tempo para dedicar a si mesma depois que o bebê nasce.
Portanto, quando encontrar uma mamãe após o nascimento do bebê, não questione sobre seu peso ou seu corpo. Aaaah e para as mamães de plantão: seu corpo gerou uma linda vida dentro de si, não se cobre tanto para ter o corpo de antes, afinal, tudo mudou agora e você merece se amar e respeitar cada mudança em você!
PEDIR AJUDA
Ser mãe, trabalhar, cuidar da casa, cuidar de si, não deixar de lado a vida pessoal… Tudo isso gera uma carga muito grande na mulher, portanto não tente abraçar tudo sozinha e fazer tudo ao mesmo tempo somente para não pedir ajuda. Reconhecer que precisa de ajuda e solicitar a mesma não é um sinal de fraqueza, acredite! Além do que, as pessoas que amam você e se preocupam com sua felicidade, vão se sentir honradas em poder oferecer ajuda e fazer parte de momentos especiais com você.
Ser mãe demanda coragem, força, determinação e amor, portanto ter a empatia dos outros e uma rede de apoio com quem pode contar é essencial para qualquer mamãe. Portanto fica a dica: nada de julgar as ações e nem comparar as escolhas de uma mãe.
E você mamãe, repita com a gente: EU SOU UMA MÃE INCRÍVEL! Afinal, nós não temos nenhuma dúvida disso.