Olá pais, olá mamães!
Esperamos que estejam tendo um ótimo começo de ano! Gostaríamos de compartilhar algumas ideias divertidas de atividades caseiras que vocês poderão fazer com seus pequenos. São atividades caseiras, simples, porém muito divertidas, onde o foco principal é utilizar a imaginação, aproveitar materiais reciclados, caixas de sapatos Pé com Pé, embalagens de presentes deste Natal e muito mais! Aproveitem este nosso texto e invistam nesse tempo junto a suas crianças, criando encantamento e proximidade!
Façam uma casinha de papelão: As crianças podem usar caixas de papelão, papel colorido, cola e tesoura para criar suas próprias casinhas de brincar. Elas podem decorá-la como quiserem e brincar de faz de conta dentro ou fora dela! Também, essas casinhas podem servir para abrigar brinquedos soltos pelo quarto! Que tal uma verdadeira comunidade de bonecos, cada um vivendo em suas casinhas coloridas? A verdade é que brincar com caixas de papelão sempre será uma boa pedida, basta que vocês juntos soltem a imaginação!
Façam juntos uma pista de obstáculos ou um circuito de brincadeiras: As crianças podem usar objetos do dia a dia, como almofadas, colchões, cadeiras e esteiras, para criar uma pista de obstáculos em casa. Vocês juntos, uma vez com o circuito todo pronto, podem competir para ver quem consegue completar a pista mais rápido, por exemplo. Aqui vale ressaltar a preocupação com a segurança, transmitindo essas ideias às crianças e também, claro, reforçando sobre a importância de organizar todo material utilizado em seus devidos lugares após a atividade! Serão muitas tarefas e muitas possibilidades de atividades lúdicas e criativas, desde que realizem juntos o planejamento da pista, até a finalização da competição, com pódio e tudo mais que uma boa brincadeira oferece!
Façam um quebra-cabeça gigante: As crianças podem usar papelão, lápis de cor e tesouras sem ponta para criar seus próprios quebra-cabeças gigantes. Elas podem desenhar uma imagem grande no papelão ou papel cartão e depois cortá-la em pedaços para fazer o quebra-cabeça. Aqui vale de tudo! Usar tintas, canetinhas, adesivos! O Importante é instigar a imaginação de seus pequenos artistas!
Façam um livro de histórias: Que tal bolar um enredo sobre algum tema atual, planejar e colocar no papel? Seus pequenos poderão escrever e ilustrar suas próprias histórias e depois encaderná-las para criar um livro. Aqui nossa recomendação é que vocês inspirem seus filhos a guardar esse material precioso para mostrarem a seus colegas e professores na volta às aulas, que tal?
Façam uma exposição de arte: Imaginação a solta com tudo que pode ser reaproveitado em casa! Além das crianças poderem usar papel, lápis de cor, canetinhas e adesivos, indicamos a utilização de rolinhos de papel higiênico, embalagens de presente e outros reciclados limpos e seguros para criar suas próprias exposições de arte. Seus pequenos podem escolher um tema, como animais, frutas ou flores, e posteriormente, expor suas obras de arte pela casa ou para as lentes dos papais fotógrafos e fãs, corujas claro!
E que tal… Planejarem juntos uma peça de teatro? As crianças podem escolher um conto de fadas ou outra história que gostem, para criar suas próprias peças de teatro. Aqui vale até a gamificação e poderão aproveitar para entrar no clima e nos assuntos mais falados do momento! Seus pequenos podem usar roupas e adereços para se fantasiar e depois ensaiar e apresentar a peça para a família ou amigos.
Outra boa dica é fazerem juntos uma maquete de uma cidade: As crianças podem usar papelão, papel colorido, cola e tesoura para criar uma maquete da cidade ou do bairro. Os ensinamentos aqui são inúmeros e a diversão será ainda mais garantida se capricharem nos elementos como lojas, carros, ônibus e outros pontos importantes da cidade!
Enquanto essas atividades caseiras podem ser divertidas e ocupar o tempo das crianças, o mais importante para vocês papais é investir tempo junto a seus filhos e mantê-los conectados ao verdadeiro encanto de ser criança. Não importa o que vocês estejam fazendo, o que importa é estar presente e criar memórias significativas juntos. Aproveitem ao máximo esses momentos e divirtam-se!
Nos vemos na próxima semana!