Sua casa é o primeiro e principal ambiente com o qual o bebê terá contato, é onde ele fará suas primeiras descobertas e também é o ambiente em que ele se sentirá mais a vontade para brincar e aprender.
Por este motivo é essencial que existam estímulos dentro de casa que ajudem o pequeno nessa jornada de aprendizado da primeira infância, que continua por toda a vida.
Nessa hora, as mamães e papais têm um papel fundamental: possibilitar que o pequeno entre em contato com estes estímulos. Mas será que você sabe realmente quais são eles e como fazer isso?
Se não sabe tudo bem, a gente pode ajudar. Abaixo você pode conferir algumas dicas para auxiliar no desenvolvimento do bebê, de uma forma divertida, educativa e muito natural. Veja:
Muita conversa
Não é novidade que os pequenos aprendem imitando os outros a sua volta, por este motivo falar com os bebês desde os primeiros dias é essencial, a comunicação é uma das partes mais importantes do desenvolvimento.
Além disso, crianças que têm mais contato com conversas e palavras, constroem seu vocabulário mais rapidamente, em outras palavras: quanto mais o pequeno ouvir você falar com ele, mais cedo ele vai conseguir desenvolver a fala.
Hora da brincadeira
Todo brinquedo tem sua função, por isso o melhor é que o seu pequeno tenha contato com os mais variados tipos, sejam jogos, quebra-cabeças, bonecas, carrinhos e o que mais ele gostar.
Cada brinquedo desenvolve uma habilidade diferente no pequeno, como por exemplo o reconhecimento de formas e cores ou então o exercício da imaginação.
Cantinho da Leitura
Até mesmo quando a criança ainda não sabe ler é muito importante que ela tenha contato com livros e histórias.
Existem opções perfeitas para cada idade e o ideal para este primeiro contato é que os livros contenham muitos desenhos e cores, para que ela possa começar a assimilar a história que está ouvindo.
Iniciar o contato com a leitura tão cedo só tem vantagens, e no futuro será muito mais fácil a criança gostar de ler, se ela foi incentivada a isso desde os seus primeiros anos.
Atenção aos estímulos sensoriais
Existem inúmeras maneiras de estimular os sentidos do bebê: tato, visão, audição, paladar e olfato.
Todas essas formas ocorrem naturalmente durante sua rotina, seja ao experimentar uma comida diferente, assistir algum desenho na TV, ouvir música ou tocar em brinquedos com texturas diferentes.
Mas atenção: a exposição excessiva deixa os pequenos irritados e pode prejudicar suas descobertas, por isso é necessário dosar estas exposições, ok?
Hora da exploração
Sua casa é o melhor lugar a ser explorado! A criança precisa ter a liberdade para conhecer o ambiente que ela habita, por isso certifique-se de que os objetos perigosos não estão ao alcance da mesma e vamos descobrir!
Tudo que o pequeno pegar ou olhar será de grande valor para o seu desenvolvimento, é neste momento que também entram em ação os 5 sentidos dos quais falamos no tópico acima. Deixe seu bebê procurar e entender o ambiente que cerca ele.
E por último, mas não menos importante: dê muito carinho ao seu bebê! Aproveite esta fase tão gostosa para curtir as fofuras que você vai ver seu pequeno fazer. O carinho e afeto são uma das melhores formas de ensino e estímulo para o pequeno durante o seu desenvolvimento.
Esperamos que este artigo tenha sido de grande ajuda para você que tem um bebezinho em casa. Lembre-se: sua atenção ao desenvolvimento do pequeno é o que fará com que ele mantenha o encanto de ser criança durante seu crescimento!