+55 (18) 99607-6551 loja@pecompe.com.br

Olá Mamães e Papais! Tudo bem por aí?

Quando nossos pequenos já estão crescidos, as preocupações são outras. Escola, amigos, festinhas… E então chega a tão temida, a primeira vez que seu filho vai dormir fora! Pode parecer uma coisa simples para muitos, mas ainda é um assunto delicado e que provoca medo em muitos pais!

Alguns pais podem ver esse momento como uma oportunidade de crescimento para os pequenos, onde eles farão algo diferente e divertido. Já outros, podem enfrentar esse momento de forma saudosista, pensando em como os pequenos estão crescendo rápido e até com um pouco de receio.

Levando em consideração que não existe fórmula mágica para lidar com essa situação, hoje trouxemos algumas dicas para tornar esse momento mais tranquilo e confortável tanto para vocês, papais, quanto para os pequenos. Vem ver:

CONVERSE COM OS RESPONSÁVEIS POR SEU PEQUENO DURANTE ESSE TEMPO FORA

Parece simples essa dica, mas muitos pais podem acabar esquecendo dessa possibilidade! Se seu filho vai para uma festa do pijama ou dormir na casa de um coleguinha, que tal conversar com os pais dele para se sentir mais seguro?

Troque uma ideia, entenda a rotina de sono e como funcionará essa noite fora do seu filho. É muito importante também explicar como seu filho pode se comportar longe de casa e até deixar algumas instruções, caso ache necessário. Se aproximar dos pais dos amiguinhos do seu filho é uma ótima forma de conhecer melhor os hábitos, adquirir confiança e ficar mais tranquilo!

LEVE TUDO QUE SEU FILHO PRECISARÁ PARA DORMIR BEM

Seu filho tem uma naninha, uma coberta preferida ou um ursinho que o acompanha todas as noites? Tem um pijama favorito ou uma historinha que gosta de ouvir? Tem algum hábito como tomar leite ou levar garrafas de água para próximo da cama?

É importante observar tudo que seu filho costuma fazer para dormir, e levar esses objetos junto dele para sua primeira noite fora. Assim, o ambiente estará o mais confortável possível, o que fará com que seu pequeno durma tranquilo e não acorde sentindo falta de casa.

É importante ter paciência e entender que por mais que o pequeno queira muito dormir fora de casa, essa é a primeira vez e ele pode estranhar, ok?

MANTENHA A ROTINA NA NOITE ANTERIOR

Essa dica também é muito importante! Garanta que seu filho vai manter a rotina na noite anterior e que durma bem, de forma que quando ele for dormir fora de casa, nada possa atrapalhar seu sono. Se as sonecas da tarde o atrapalham a dormir, por exemplo, tente mantê-lo acordado.

É bom pensar que o pequeno ficará eufórico por estar passando uma noite fora, então, quanto mais energia ele tiver, mais difícil pode ser para ele conseguir pegar no sono. Mantendo a rotina como de costume, por mais que ele fique muito agitado, ele vai sentir sono e logo conseguirá pegar no sono, como normalmente.

INCENTIVE SEU PEQUENO

Pode ser que você se emocione na frente dele na hora de deixá-lo na casa dos amiguinhos. Seja um choro de alegria ou de aperto no coração, tente não demonstrar esses sentimentos na frente do seu pequeno.

Sabemos que nossos filhos nos têm como espelho, e muitas vezes podem acabar sugando os sentimentos para eles, por isso, caso você chore ou fique melancólico na frente dele, isso pode acabar fazendo com que ele se sinta culpado ou triste, e com isso, o comportamento dele fora de casa pode mudar!

É legal ir conversar com seu pequeno e demonstrar que está muito feliz que ele está indo dormir fora de casa pela primeira vez, oferecendo todo suporte necessário para que ele se sinta confiante.

MANTENHA-SE OCUPADO

Se seu filho está saindo e você está se sentindo angustiado com isso, mantenha sua cabeça ocupada! Ao invés de ficar em casa, pensando no vazio que fica sem o pequeno, procure alguma forma de distrair esses pensamentos e fazer com que o tempo passe rápido.

Vale um jantar em casal, assistir um filme, ir para algum lugar com os amigos ou até ficar em casa para ver filmes e séries. O importante é você se divertir e passar o tempo de forma tranquila, até o momento de finalmente ir buscar seu pequeno!

Esse também é um momento de descanso. Faça algo para você!

FIQUE DISPONÍVEL CASO ACONTEÇA ALGO

Você seguiu todas as dicas, mas ainda assim seu pequeno não se sentiu confortável? Não tem problema! Nada de forçar ele a ficar na casa do coleguinha caso ele não queira.

O papel dos pais é sempre oferecer conforto para os pequenos, então, ofereça todo o suporte que seu filho precisa. Entenda o que o pequeno precisa naquele momento, seja só falar com você por telefone, ou se ele quiser que você o busque no meio da noite, esteja disponível para ajudar ele nesse momento.

Como já dissemos anteriormente, também é a primeira vez do pequeno, então, é normal que ele não entenda muito bem o que está acontecendo e queira ir para casa.

Dicas anotadas, agora é só preparar esse coração e deixar o pequeno aproveitar a primeira noite fora de casa! Nessas horas vemos que nossos pequenos crescem e que o mais importante é ajudar ele a manter vivo o encanto de ser criança! ❤️

Esperamos que tenha gostado dessa matéria e que tenha ajudado!

Um abraço e nos vemos na próxima semana 😉

Mantenha vivo o encanto de ser criança!