+55 (18) 99607-6551 loja@pecompe.com.br

Olá mamãe e papai! Você já se pegou pensando se estava falando corretamente com seu pequeno ou questionando se o mesmo escuta o que você diz?  

Muitas vezes os pais não sabem a melhor forma de conversar com os filhos, frequentemente recorrendo a longas conversas que não prendem a atenção e acabam sendo ignoradas. Na posição de pais, às vezes acabamos apenas dando ordens e instruções para os pequenos e não conversando, ouvindo os sentimentos e o que os mesmos têm a dizer.  

A boa comunicação com os filhos ajuda na formação da criança e em seu desenvolvimento, ajudando em suas relações pessoais e profissionais, e na construção de uma personalidade saudável.  

E qual seria a melhor forma de se comunicar com os pequenos? Como fazer com que eles nos ouçam e conversem conosco? Na matéria de hoje, daremos algumas dicas de como melhorar a comunicação com seus pequenos, confira:  

 

INCENTIVE SEU FILHO A FALAR  

Crie um ambiente saudável e sem julgamentos para incentivar seu filho a falar com você sobre seus sentimentos e ideias. Existem algumas expressões que podem abrir portas e tornar a comunicação mais fácil, mostrando para os pequenos que você está atento ao que ele diz e interessado, e que você respeita o que ele está querendo te dizer.  

Demonstre interesse no que ele tem a dizer, usando palavras e expressões que mostre que você está ouvindo o que ele diz e que quer dialogar sobre, assim, ele sentirá confiança em compartilhar mais ideias e manter um diálogo com você. Quando seu pequeno falar sobre algo importante, seja sobre o dia na escola ou até um desenho que ele goste muito, tente deixar suas outras atividades de lado e preste atenção, interagindo com ele e mostrando que o que ele diz é muito importante!  

Assim, quando seu filho tiver problemas ou não souber o que fazer, ele vai buscar você para ajudar. Escute o ponto de vista dele, e caso discorde, procure palavras gentis para tentar mostrar o melhor caminho e aconselhá-lo sobre como lidar com a situação.

EVITE EXPRESSÕES NEGATIVAS  

As crianças ouvem muitos “nãos” e “não pode” dos pais e familiares! O problema por trás das negações e da palavra “não” usada em excesso é que ela pode prejudicar o comportamento positivo que você quer ensinar para seu filho, reforçando apenas que ele “não pode” e “não deve” fazer as coisas, sem muitas explicações, deixando o pequeno confuso e às vezes até sem entender.  

Troque as palavras e as expressões negativas por soluções e sugestões mais respeitosas para seu pequeno. Para ajudar nessa tarefa, tente pensar que você está falando com uma visita ou um parente distante, de forma delicada. Você não falaria “não” ou agiria de forma indelicada com suas visitas, certo? Então, não faça o mesmo com seus filhos!  

A troca das expressões pode ser mais fácil do que você imagina, aqui vão alguns exemplos:  

  • Ao invés de dizer: “Você não vai sair para brincar hoje, está muito frio”, explique: “Hoje está muito frio para brincar lá fora, que tal brincarmos dentro de casa?”  
  • Ao invés de dizer: “Não faça tarefa no sofá”, diga: “O que acha de fazermos as tarefas na mesa?”  
  • Ao invés de dizer: “Não coma doces antes do almoço”, diga: “Vamos almoçar primeiro e então comer a sobremesa, tudo bem?”  

CONVERSE DIRETAMENTE COM SEU FILHO 

A comunicação é feita a partir do diálogo, e não de forma unilateral. Ao invés de demandar e dar instruções a todo tempo para seu filho, tente dialogar e ouvir também o que ele tem a dizer sobre as situações.  

Dessa forma, o pequeno irá entender melhor o que deve fazer e poderá pedir instruções mais detalhadas do que você estará dizendo para ele. É uma ótima forma de se aproximar do pequeno, mostrando que você está aberto a discussões e a ouvi-lo em qualquer circunstância, e que ele pode contar com você para o que for necessário.  

Falar diretamente com seu filho passa a mensagem de que os pensamentos e sentimentos dele são importantes e devem ser ouvidos, e que a relação entre pais e filhos é feita de duas vias, não apenas de pais mandando e filhos obedecendo. Dessa forma, seu filho aprenderá também que não pode e não deve deixar que ninguém mande nele, e que todas as situações devem ser resolvidas através do diálogo.  

 

SEJA GENTIL 

Palavras gentis e formas de falar com os pequenos podem ser a chave para um bom relacionamento e uma comunicação mais clara e carinhosa! Tratar seu filho com gentileza e respeito ajuda na autoestima, melhorando sua comunicação com as outras pessoas e sua forma de agir.  

Quando um adulto quebra algum objeto ou cai e se machuca, a primeira atitude de todos é correr para ajudar e ver se está tudo bem. Então, por que não tratar os pequenos da mesma maneira?  Ao invés de dar bronca quando uma criança quebra um copo, por que não oferecer ajuda a ela e ver como ela se sente?  

Existem algumas palavras e formas de demonstrar gentileza e cuidado com os pequenos:  

  • “Obrigado por me ajudar”  
  • “Ótimo trabalho arrumando seu quarto!”  
  • “Como você está se sentindo em relação a isso? Quer conversar?  
  • “Fico muito feliz em ver sua boa relação com seus irmãos”  
  • “Eu te amo!”  
  • “Eu me importo com você”  

  

OUÇA A OPINIÃO DO SEU FILHO 

Geralmente, nós adultos somos responsáveis por tomar diversas decisões que podem afetar toda nossa rotina e de quem nos cerca, principalmente de nossos filhos. Antes de tomar alguma decisão ou antes de dar um veredito ao pequeno, tente pedir a opinião dele e ouvir o que ele tem a dizer sobre essa nova situação. Dessa forma, o pequeno entenderá que sua opinião é importante e seu ponto de vista é levado a sério em seu ambiente familiar.  

Para que a boa comunicação aconteça dentro de casa, é importante que todos sejam ouvidos e tenham suas opiniões respeitadas. E claro, nem sempre todas as vontades e opiniões serão solucionadas, mas entender o que cada decisão pode gerar em cada um é um passo importante para lidar com possíveis problemas sem deixar ninguém magoado.

COLOQUE-SE NO LUGAR DO OUTRO  

Todos nós pensamos e agimos de modos diferentes diante das mesmas situações, pois cada um tem sua forma única de lidar, com os pequenos não é diferente! Uma forma de se comunicar claramente com os pequenos e demonstrar sua disponibilidade em ouvi-los, é agir com empatia e tentar se colocar no lugar dele e refletir sobre como ele se sente ou o que ele pode pensar diante das situações vividas. 

Nós já fomos crianças um dia e sabemos que essa época pode ser muito difícil e confusa algumas vezes, tentar achar formas melhores para lidar com os sentimentos dos pequenos é uma forma de demonstrar seu amor e dar todo o suporte necessário para que eles possam se comunicar de forma clara!  

A boa comunicação pode tornar seu lar mais saudável e ajudar a manter um bom convívio entre todos! Demonstre seu interesse em ouvir seus filhos e ajudar na resolução de conflitos, fazendo com que ele confie em você e tenha a família como seus melhores amigos.  

É importante crescer cercado de amor e apoio para o desenvolvimento dos pequenos, e muitas vezes, demonstrar esses sentimentos pode ser muito mais simples do que parece! Esperamos que goste de nossas dicas e consiga manter uma boa comunicação com seus filhos e familiares. 

Mantenha vivo o encanto de ser criança!