+55 (18) 99607-6551 loja@pecompe.com.br

Oi, esperamos que esteja tudo bem com você!

Hoje o assunto principal aqui é a educação das meninas! Então conta pra gente: você tem uma pequena na sua casa?

Você provavelmente já percebeu que a autoestima e autoconfiança feminina tem sido cada vez mais discutida na sociedade, mas sabia que tudo isso começa na infância? É nessa época que as meninas têm contato com convenções, padrões sociais e costumes que ensinam a ela como ela deve se comportar e agir frente a determinadas situações.

O problema nisso é que, muitas vezes sem perceber, reproduzimos comportamentos que fazem com que elas comecem a desacreditar em si mesmas. Um estudo realizado nos Estados Unidos, entre crianças em idade escolar, mostrou como a autoconfiança feminina vai diminuindo ao longo do tempo. Nesse estudo, 46% das meninas afirmam que não acreditam que são inteligentes o bastante para seguir a carreira dos sonhos.

Outros estudos apontam que essa falta de confiança começa a aparecer por volta dos 6 aninhos, quando as meninas começam a perder o interesse por matérias como ciência e matemática e começam a ligar a inteligência à figura masculina. E por mais que isso soe como algo horrível, saiba que existe muita coisa que você pode fazer para ajudar a sua pequena e evitar que essa situação ocorra com ela também!

Criar meninas para serem confiantes e fortes é urgente e desafiador, mas o resultado será maravilhoso. Então acompanhe nossas dicas!

Comece pelos elogios

Pode parecer bobo dizer que para que uma menina seja confiante ela necessita de elogios ao longo da vida, afinal isso parece bem óbvio. No entanto, existe uma coisa que faz total diferença na criação das pequenas, que é: para onde o elogio está sendo direcionado.

Sem perceber, as mamães acabam por elogiar os pequenos de maneiras distintas, onde as meninas são sempre reconhecidas por sua aparência em frases como “você é tão linda!”. É claro que esse elogio não é ruim, o problema está no fato desse acabar sendo o único elogio que as pequenas ouvem, enquanto os meninos podem ouvir com mais frequência afirmações como: “você é tão esperto!” ou “você é muito inteligente!”.

Isso acaba criando a crença de que ser bonita é a melhor coisa que uma menina pode ser, o que é grande parte do problema citado acima, a perda da confiança e do interesse nos próprios sonhos. 

Por isso, dê mais atenção às conquistas da sua filha, e não economize nos elogios sobre sua capacidade e conhecimento!

Atenção aos exemplos em casa

Desde muito pequenas as meninas se inspiram nas mulheres ao seu redor, seja a mamãe, a irmã mais velha ou até mesmo a princesa do seu filme favorito. Todas as mulheres são uma pequena parte de quem ela está se tornando.

Lembre-se de sempre ser um bom exemplo para a sua pequena! Certas atitudes das mamães precisam ser tiradas do cotidiano, como por exemplo a crítica ao próprio corpo ou ao corpo de outras mulheres. Por mais que não pareça que esses comentários façam algum sentido para a pequena, eles podem virar lembranças que ela carregará por toda a vida, e a insatisfação consigo mesma é uma grande inimiga da autoconfiança.

Incentivar a autenticidade das pequenas também é uma forma de deixá-las mais confiantes. Quando as meninas sabem do que gostam de ver, ouvir ou fazer faz com que elas criem uma independência e consciência de si mesmas muito maior. Incentive a prática de esportes, o aprendizado de novas línguas e crie oportunidades para que ela possa se expressar, seja com a música, dança ou teatro, por exemplo. Dessa forma você ensina-a a ser mais livre para fazer as próprias escolhas além de dar liberdade para que ela defenda o que pensa e tome decisões que as faça feliz.

Muitos pais também têm o hábito de tratarem suas pequenas como se fossem frágeis. Nós sabemos que elas são suas princesinhas, mas as princesas também podem ser fortes, ok? Dar a liberdade para que as pequenas falem e ajam por si mesmas em situações cotidianas ensina que ela pode e deve acreditar nas próprias ações.

Essas pequenas atitudes são como uma sementinha que floresce durante o crescimento das meninas, coisas que parecem pequenas, mas que ao longo da vida tornam-se grandes aprendizados. Uma menina criada com atitudes que fortalecem a sua confiança é uma menina muito mais segura de si e independente

Quando falamos no início desta matéria sobre meninas que deixam de acreditar nos próprios sonhos, estamos falando de situações que só podem ser mudadas com o nosso esforço coletivo. Criar meninas fortes e capazes de tudo que sonharem é a garantia de um futuro muito melhor.

E fazer com que as meninas se sintam tão capazes quanto os meninos também começa dentro de casa, na divisão das tarefas, nos elogios e nos incentivos que a mamãe e papai dão aos dois, por exemplo.
Um mundo mais igualitário será alcançado com o esforço de todos, criando meninas que fazem tudo aquilo que sonham e acreditam no próprio potencial! Afinal, nossas dicas farão diferenças grandes no futuro da sua pequena, mas também vão garantir um presente repleto de todo o carinho e amor que elas merecem, e é isso que mantém vivo o encanto de ser criança!

Mantenha vivo o encanto de ser criança!