+55 (18) 99607-6551 loja@pecompe.com.br

3 coisas que os pequenos aprendem quando se aventuram na cozinha:

Quando a gente inclui uma criança na tarefa gostosa que é cozinhar, ela aprende muita coisa como autonomia e criatividade, além de vivenciar momentos em família que são repletos de muito amor e carinho. Olha esses 3 tópicos que com certeza o pequeno vai aprender na cozinha:

  1. Alimentação saudável

Quando o pequeno entra em contato com os alimentos, começa a manusear os mesmos e aprende sobre a importância de cada um em nossa vida, fica muito mais fácil a tarefa de fazer escolhas mais saudáveis no dia a dia. Isso porque ao preparar uma refeição com alimentos frescos, prestamos muito mais atenção no que estamos utilizando para cada prato. Além de ser muito divertido para o pequeno estar em contato com alimentos com cores e texturas diferentes.

  1. Noções de peso e medida

Ao colocar a mão na massa e preparar alimentos seguindo receitas, as crianças têm maior contato com as medidas, pesos e quantidades, por exemplo. É como viver na prática, aquilo que elas aprendem na escola.

  1. Higiene e cuidado

Além da autonomia e da responsabilidade, cozinhar desperta mais interessa na higiene e cuidados pessoais das crianças, afinal, ao cozinhar entendemos a importância de higienizar bem os alimentos e as mãos antes de iniciar o preparo de qualquer refeição. Isso deixará o pequeno mais cuidadoso e responsável com sua própria higiene.

Atividades para cada idade:

Dá pra incluir os pequenos na cozinha em todas as idades! Então confira nessa lista o que você pode fazer com seu filho na cozinha:

– Até os 2 anos

É importante dividir a cozinha com os pequenos nessa idade, portanto deixar eles observarem o preparo das refeições, segurarem alguns alimentos e até experimentarem alguns sabores é o primeiro passo para essa inclusão.

– De 2 a 3 anos

Nessa fase o pequeno já está aprendendo a falar, então é importante conversar muito com ele e dar nome a cada alimento e recipiente, assim ele vai compreender e aprender ainda mais! Além disso, ele pode também misturar alguns ingredientes como por exemplo: a massa de um bolinho.

– De 3 a 6 anos

Nessa idade já dá pra fazer muita coisa: amassar ingredientes, esticar massas, cortar formas de biscoitos, limpar e mesa e lavar alguns itens de plástico, tudo isso gera aprendizado e cumplicidade com a família.

– De 7 a 10 anos

Agora os pequenos podem preparar alimentos completos como tortas e bolos. Além de sozinhos, colocarem a mesa para a refeição da família.

– A partir dos 10 anos

Nessa idade a criança já consegue seguir receitas básicas e manusear utensílios sozinha. Apesar disso, é sempre necessário a supervisão de um adulto no local enquanto a criança estiver no ambiente.

Importante:

Lembre-se que independente da idade, cuidado e atenção são essenciais quando se trata de crianças na cozinha. Então explique ao pequeno para procurar sempre a companhia de um adulto, mantenha os cabos de panelas sempre virados para o lado de dentro do fogão e preferencialmente nas bocas do fundo, onde os pequenos não vão alcançar. Além disso, muita atenção com facas e com o fogão! É necessário que o pequeno entenda que o ambiente requer muito cuidado e proteção.

 

Além de aprender diversas coisas novas na cozinha, esse momento pode aumentar o vínculo entre a família e fazer com que o pequeno crie um laço mais afetivo, seja com a mamãe, com a vovó, com o papai e todos que o ajudarem na hora de preparar um prato delicioso para a família. Afinal cozinhar ajuda a manter vivo o encanto de ser criança!

Mantenha vivo o encanto de ser criança!