Olá mamãe e papai! Como têm sido as noites de sono do seu pequeno?
Os pesadelos são muito comuns para qualquer criança ou adulto, mas não é por isso que devem ser ignorados.
Durante a infância esses episódios podem ser assustadores, então vem com a gente aprender um pouco mais sobre os pesadelos e descobrir algumas formas de ajudar seu filho a ter um sono bem mais tranquilo!
O que são os pesadelos?
O pesadelo não é nada mais que um sonho ruim! Os sonhos acontecem na fase REM do sono, onde existe uma intensa atividade cerebral.
Essa é aquela fase em que os olhos se movimentam mais rápido e ela pode ocorrer de 4 a 5 vezes por noite. E é, por acontecer nestes momentos, que é muito mais fácil que a criança lembre-se dos pesadelos que teve durante a noite.
Quando eles surgem?
Os sonhos e pesadelos fazem parte de um estágio regular do processo de desenvolvimento da criança. Ou seja, é saudável e natural que o seu pequeno esteja passando por isso.
A maior dificuldade para eles e para os papais é que, antes dos cinco anos, as crianças não entendem bem o que é sonho ou o que é realidade, o que dificulta um pouquinho a conversa na hora de acalmar a criança após um episódio.
O que a mamãe e o papai podem fazer?
O primeiro passo após um pesadelo é sentar-se ao lado do seu filho e acalmá-lo. Explique, com muito cuidado e carinho, que tudo o que aconteceu estava apenas na cabeça dele.
Uma boa tática para as mamães e os papais colocarem em prática é criar um personagem a partir de um brinquedo que o pequeno goste muito, como um ursinho ou boneca. Diga que este brinquedo é seu amigo que espanta os monstrinhos, isso vai acalmá-lo após um pesadelo, já que seu amiguinho protetor estará dormindo com ele.
Para prevenir ou diminuir a frequência dos pesadelos, é muito importante desenvolver uma rotina relaxante para a hora do sono, como ler um livro divertido ou conversar com o pequeno até que ele esteja calmo e pronto para dormir.
A conversa é importante.
Em alguns momentos os pesadelos podem estar ligados a alguma ansiedade ou preocupação da criança, por isso, não deixe de conversar com ele sobre as possíveis causas dos sonhos ruins. Essa simples atitude pode ajudar muito seu filho.
É claro que nem sempre eles vão ter algum motivo específico. Lembram que dissemos que eles são parte do desenvolvimento do pequeno? É exatamente por isso que os pesadelos podem não ter nenhum significado, na maioria das vezes são apenas fruto da imaginação das crianças.
Atenção família!
Quando é o momento para preocupação? Se você notar que os pesadelos estão se tornando muito frequentes, é um sinal de alerta!
Além de todas as conversas e os cuidados, como por exemplo: o que o pequeno tem assistido ou escutado, se eles continuam se repetindo muito, pode ser a hora de procurar um profissional para ajudá-lo. Nunca ignore o problema de imediato!
Nós sabemos que não é fácil ver o pequeno com medo de um pesadelo, o coração da mamãe e do papai fica super apertado, não é mesmo?
Mas esperamos que, com essas dicas, vocês possam passar por estes períodos com muito mais calma e carinho, pois até mesmo os momentos difíceis fazem parte da missão de manter vivo o encanto de ser criança!