+55 (18) 99607-6551 loja@pecompe.com.br

Oi! Como vai?

Se você tem um baby em casa, com certeza vai se identificar com a nossa matéria de hoje! Por volta dos 8 ou 9 meses de idade os pequenos já podem começar a dormir no berço sem a companhia constante dos pais, no entanto, o processo pode não ser tão simples quanto parece.

É uma tarefa difícil mas necessária, já que esse é o primeiro passo para que os pequenos acostumem-se a dormir a noite toda, algo que as mamães e papais não veem a hora de acontecer, certo?

Pode ser muito difícil para o bebê se adaptar à nova realidade e alguns papais e mamães acabam desistindo dessa missão por ficarem com pena ou por não conseguirem ficar longe dos pequenos tão rapidamente. Está tudo bem, é importante respeitar o seu tempo e o do bebê! 

Então lembre-se de que os tópicos que serão abordados aqui são pensados para o momento em que você se sentir mais à vontade para entrar nessa missão, ok? Então vamos lá

1 – Crie uma rotina fixa

As rotinas são essenciais para as crianças! É ela que ajuda na boa nutrição dos pequenos, indicando a hora certa para comer e também melhora o aprendizado, já que indica o momento para estudar.

Porém, existe algo que você provavelmente não sabia: a rotina diária deve ser iniciada logo nos primeiros meses de vida dos babys! É essa rotina que ensinará o seu pequeno a diferenciar o dia da noite. 

Muitas famílias sofrem com essa troca de horários dos bebês, quando eles não possuem rotina podem dormir durante o dia e ficarem super ligadinhos a noite toda! Então dedique-se a criar uma rotina com horários fixos para a mamadeira, banho, brincadeiras e sono. Isso fará com que o baby pegue no sono com mais facilidade e durma a noite toda.

2 – Crie um ritual para a hora do sono

A maioria dos bebês não costumam pegar no sono com facilidade, na verdade, é comum que eles lutem contra o sono por muito tempo até que de fato aceitem que é hora de dormir. Geralmente, é nessa hora que o bebê fica irritado e chora bastante, já percebeu?

Por isso, é muito recomendado que você crie um ritual para a hora de dormir, uma série de coisas que acalmem seu bebê e o faça dormir com mais facilidade. Esses itens podem variar de bebê para bebê, mas é unânime que o leite, seja materno ou da mamadeira, é sempre um ótimo jeito de começar. Você também pode descobrir se alguma musiquinha ou brinquedo do seu pequeno tem esse poder de prender a atenção dele e acamá-lo nessa hora.

3 – O berço serve apenas para dormir

Esse fator pode não receber muita atenção dos papais e contribuir para que os pequenos não tenham uma noite tranquila de sono.

Os pequenos aprendem as coisas de acordo como nós demonstramos cada situação para eles,então se você quiser que o seu baby durma no berço, precisa deixar claro para o que serve aquele lugar

Isso significa que não é aconselhável que você deixe o bebê lá durante o dia com seus brinquedos, por exemplo, pois isso pode criar uma confusão na sua cabecinha e ele pode começar a interpretar que o berço é um lugar para se divertir e não para dormir.

4 – Console sem pegar no colo

Essa dica requer um pouco mais de força de vontade das mamães e papais, mas vale a pena!

Durante o processo, você pode se ver tentado a pegar o bebe a cada choro durante a noite, mas se o bebê está apenas resmungando e não chora por mais de 1 minuto, você pode tentar resistir a não pegá-lo no colo. Fique bem pertinho e mostre que você está ali por ele, mas não o tire de lá a cada resmungo, pois isso só deixará claro que é assim que ele poderá voltar para o seu colo facilmente.

Entenda como o seu filho gosta de ser ninado além do colo, cante músicas, faça carinho ou até mesmo converse com ele até que ele consiga dormir. Passar por essa situação é um passo enorme para alcançar o objetivo de fazer o pequeno dormir sozinho a noite toda

5 – Tenha paciência

A junção de tudo isso que falamos só funciona com muito carinho e paciência.

Fique no quarto com o seu bebê durante esse processo e olhe toda essa situação com amor! É um momento de aprendizado e crescimento para vocês dois, e por isso também é necessário entender que o começo é sempre o momento mais difícil, depois que as dificuldades passam tudo fica melhor!

Sabemos também que ver seu bebê crescer nem sempre é fácil, mas imagine que essa é apenas uma nova fase com novos aprendizados e lindos momentos a serem vividos por vocês. Encare esse novo momento com todo o carinho e paciência que só mamães e papais amorosos são capazes! Temos certeza de que tudo dará certo.

E se você tiver outras dicas para ajudar os pequenos a dormirem sozinhos, não esqueçam de contar pra gente!

Mantenha vivo o encanto de ser criança!