+55 (18) 99607-6551 loja@pecompe.com.br

Olá mamães e papais!  

A frustração é um sentimento muito difícil de lidar até para a maioria dos adultos, certo? Para os pequenos, não é diferente! Ensinar como lidar com esses sentimentos não é uma tarefa fácil, mas é necessário ensinar para as crianças como viver os momentos frustrantes de forma saudável e que não acarrete em problemas maiores.  

Por isso, na matéria de hoje vamos falar um pouco sobre formas de ajudar os pequenos a entenderem as frustrações e lidar com os sentimentos que podem surgir nessas situações: 

AMENIZE A SITUAÇÃO 

A nossa primeira dica de como ajudar os pequenos a lidarem com a frustração é conter sua própria frustração e ajudar a amenizar toda a situação. Acalme-se e mantenha a postura para conversar com seu filho e tentar ajudá-lo.  

O primeiro reflexo dos pais quando os filhos começam a chorar ou fazer birras geralmente é se frustrar também e descontar nos pequenos, às vezes resultando em brigas maiores do que deveriam ser. Ao invés de se comportar como o pequeno, mantenha a calma e converse tranquilamente, a fim de deixar com que a criança se acalme aos poucos e vá entendendo a situação, até conseguir conversar sobre e buscar uma solução com você.

CRIE FORMAS DE CONTROLAR AS EMOÇÕES 

Se muitas vezes nem os adultos sabem lidar com grandes emoções, imagina os pequenos que estão conhecendo ainda esses sentimentos. Aprender a lidar com eles é algo que só é possível aprender com o tempo, por isso, precisamos ser pacientes para criar formas de ajudar os pequenos nessa tarefa.  

Sente com seu filho quando ele se acalmar e ajude a entender o que ele estava sentindo, seja raiva, nervosismo, ansiedade ou tristeza. Mostre que você entende o que ele está passando e que também já teve sentimentos como esses, nunca diminua ou faça com que seu filho reprima os reprima, crie um ambiente confortável para que ele se abra com você! 

 

USEM ESTRATÉGIAS PARA LIDAR COM AS FRUSTRAÇÕES 

As estratégias para lidar com as frustrações são ótimas formas para ajudar nos momentos de crise. Sejam exercícios de respiração, rasgar folhas de papel, beber água ou tomar um banho são alguns dos métodos usados para manter a calma! Algumas atividades diárias como a meditação e os exercícios físicos são excelentes! 

Ensine para os pequenos esses truques e veja qual pode ser útil para os momentos de frustração. Ajude-o a encontrar caminhos para descontar seus sentimentos como a raiva, tristeza ou o nervosismo.

SEMPRE DEMONSTRE APOIO 

Os momentos de frustração são muito solitários, pois muitas vezes quando um problema nos afeta a tendência é que nós procuremos a solidão. Sendo assim, demonstre que está sempre ali pelo seu pequeno e que ele sempre terá o seu apoio, não importa a situação.

Dessa forma seu filho sempre te terá como um porto seguro e irá te procurar quando precisar de qualquer coisa.  

 NÃO VOLTE ATRÁS DE SUAS DECISÕES  

Às vezes os pequenos podem se frustrar com um não ou uma atitude incisiva dos pais. Mas os adultos devem ter em mente que ajudar a lidar com frustrações não é voltar atrás de suas decisões e ceder.  

Em algumas situações o pequeno deve entender que você sabe o que é melhor para ele e quando você diz que ele não deve fazer algo, ele deve obedecer. Você sempre irá apoiá-lo e ajudá-lo a superar os momentos difíceis e em suas frustrações, inclusive fazendo com que ele entenda que em alguns momentos ele pode estar errado e precisa se adequar às situações. É sempre necessário que os pequenos entendam os limites colocados pelos pais e pelos responsáveis.  

 

DEIXE SEU FILHO VIVER AS SITUAÇÕES SEM PROTEÇÃO EXCESSIVA 

A maioria dos pais acredita que para os filhos não terem grandes emoções ou frustrações é necessário protegê-los em excesso, mas não é bem assim que as coisas devem acontecer!  

Para entender como seu filho vai reagir a uma frustração e ajudar nesse momento, ele precisa passar por essas emoções. E acredite, até mesmo sendo super protegido, em algum momento seu pequeno vai ser exposto a frustrações, seja na escola, com os avós ou outros familiares e até nos grupos de amigos.  

Por isso, entender como ele pode lidar com esses sentimentos é fundamental para que ele se controle quando estiver longe de você e passar por um momento de crise.

As frustrações quando não resolvidas podem acabar afetando até nosso cérebro, já que estimulam os hormônios do estresse, criando emoções semelhantes com quando enfrentamos grandes desafios! Os pequenos podem demonstrar suas frustrações através de birras e choros desnecessários, já os maiores podem acabar até quebrando coisas, batendo porta, e por aí vai.. Sendo assim, a melhor maneira de lidar é sempre esperar esse momento passar e ajudar os pequenos a refletirem sobre isso. 

Por mais que sejam sentimentos difíceis de lidar, as frustrações acontecem não só na infância como na vida inteira. Saber lidar com elas é necessário durante toda a sua vida!  

Esperamos que a matéria de hoje tenha te ajudado! Nos vemos na próxima semana 😉

Mantenha vivo o encanto de ser criança!