+55 (18) 99607-6551 loja@pecompe.com.br

Olá mamães e papais! Como estão? Esperamos que estejam bem.  

A infância é uma parte muito importante de nossas vidas e precisamos pensar em garantir que esse momento seja saudável e confortável para nossos pequenos, ajudando na construção da autoestima no futuro e até na resolução de conflitos.  

Com as mudanças sociais dos últimos tempos, as crianças têm experienciado cenários de isolamento, aceleração do crescimento gerando até adultização na infância. Nós adultos geralmente não conseguimos lidar com algumas de nossas angústias e estresses, imagine os pequenos, que sim, podem sofrer dos mesmos problemas, e ainda não conseguirem se expressar de forma clara.  

Por isso, nós enquanto pais e responsáveis pela criação dos pequenos podemos e devemos tomar algumas medidas para oferecer uma infância saudável e feliz para os pequenos! Vem ver os caminhos para isso:  

MAIS NATUREZA E MENOS TECNOLOGIA  

A tecnologia excessiva desde pequeno é recente na criação dos pequenos e no cenário da infância, fazendo com que as crianças vivam cada vez mais em ambientes fechados e conectadas a aparelhos tecnológicos, sejam celulares, televisões ou computadores.  

Estudos apontam que quanto mais exposta a criança ficar a tecnologias, piores ficam suas funções cognitivas como a memória e a capacidade de concentração, além de problemas com o desenvolvimento motor, a qualidade do sono e a aprendizagem.  

Em contraponto a isso, oferecer mais tempo ao ar livre e em contato com a natureza para os pequenos pode ajudar a regular os hormônios dos pequenos, reduzir a agressividade, hiperatividade e obesidade.  

Aposte em piqueniques, passeios e caminhadas nas praças e parques da sua cidade. Além de ser saudável para você e seus pequenos, o contato com a natureza ajudará muito na qualidade de vida e na construção de memórias incríveis!  

MAIS TEMPO LIVRE EM MEIO ÀS ATIVIDADES 

Muitos pais acreditam que quanto mais atividades extracurriculares para os pequenos, melhor. Claro que essas atividades são essenciais para a formação dos pequenos e também para o aprendizado, mas assim como nós precisamos de descanso e tempo livre, os pequenos também precisam e esse tempo é muito importante para a formação deles!  

O tempo livre é o tempo em que a criança usa para brincar, estimular a fantasia, a criatividade, entrar em contato com seu mundo interior e desenvolver a concentração. Esse tempo sem nenhuma obrigação, é onde os pequenos se conectam com si mesmos, promovendo um equilíbrio emocional, e um processo de autoconhecimento.  

 

Disponibilizar sempre um tempo para as crianças apenas brincarem e se divertirem, sem telas ou sem tarefas todo dia é excelente para que ela sozinha consiga entrar no seu próprio mundo e se divertir sozinha!  

 

MAIS DIÁLOGO NO DIA A DIA  

A responsabilidade dos pais é tomar conta dos filhos e oferecer conforto e segurança para o desenvolvimento dos pequenos. Mas muitas vezes deixam de levar em consideração as opiniões das crianças nessas atitudes.  

 

É muito importante para as crianças que desde pequenas, tenham suas opiniões validadas enquanto indivíduos em desenvolvimento. Por isso, os pais devem investir em diálogos de qualidade com seus filhos, ouvindo o que os mesmos têm a dizer e contribuir para sua própria formação. Esse diálogo pode ajudar em diversos momentos, tanto para os interesses dos pequenos, quanto para os interesses dos pais. Além de poderem dividir os sentimentos de forma clara, também poderão receber pequenas responsabilidades do dia a dia, entendendo a importância de estar inserido na manutenção do espaço em que vive e compartilha com sua família. 

 

O diálogo será um grande aliado em promover um ambiente seguro e saudável para os pequenos, que serão estimulados a sempre compartilhar seus sentimentos com os pais, inclusive deixando claro quando alguma coisa for um incomodo, por exemplo. Essa é a chave para a formação de um indivíduo mais preparado para lidar com o mundo e mais empático com o sentimento do próximo. 

 

 

MAIS ARTE E IMAGINAÇÃO COMO FORMA DE EXPRESSÃO 

A arte é uma grande aliada para oferecer aos pequenos uma forma de expressão e acolhimento. Seja a dança, a pintura, o teatro ou até a música, a arte é o caminho para os pequenos se posicionarem e colocarem para fora seu mundo interior.  

 

Incentivar a imaginação e a expressão dos sentimentos dos pequenos pode ajudar a lidar melhor com as atitudes e sentimentos que seriam vistos como sintomas de transtornos ou como algo negativo, como a timidez, a rebeldia infantil e até a teimosia.  

 

Nietzsche diz que “a arte existe para que a realidade não nos destrua”, e como para nós adultos, para os pequenos ela também pode ser uma grande válvula de escape para os sentimentos guardados que podem gerar comportamentos “preocupantes” para os pais. 

Essas dicas são formas de ajudar a oferecer uma infância mais saudável para os pequenos, e também contribuir com o desenvolvimento de um adulto mais confiante e seguro de si. Os fatores nos quais as crianças são expostas durante seu crescimento tem grande importância em sua formação, principalmente na primeira infância, fase que segue até os seis anos de idade.  

 

Tudo isso contribui para o desenvolvimento de sua personalidade, hábitos alimentares, comportamentos motores e emocionais e funções cognitivas, ou seja, o necessário para se relacionar com o mundo e consigo mesmo.  

 

Cada experiência na vida dos pequenos pode influenciar diretamente em sua formação, e por isso é tão importante que a família como o maior exemplo dos pequenos, ofereça os melhores caminhos para esse crescimento saudável e feliz!  

 

Esperamos que tenham gostado da nossa matéria de hoje! Nos vemos na próxima semana. 

Mantenha vivo o encanto de ser criança!