+55 (18) 99607-6551 loja@pecompe.com.br

A aplicação de novas tecnologias na fabricação de calçados certamente tem benefícios aos pés tanto de crianças quanto de adultos. Antigamente, os sapatos eram de couro e a preferência recaía sobre os soldados mais duros, porque eram mais resistentes e, portanto, duráveis. As pessoas muitas vezes escolhiam os modelos mais fortes em detrimento da saúde dos pés e do conforto. Depois da Segunda Guerra Mundial, quando houve a ampliação do uso da borracha e do polipropileno, os sapatos passaram por uma revolução permanente. Com os novos materiais, a indústria desenvolveu modelos mais adequados para cada tipo de pé e também para os diversos usos, como os diferentes esportes. A durabilidade continua em alta, só que existe a preferência pelo o que é confortável, por isso a escolha por calçados mais leves, flexíveis e sem costuras internas.

Nas últimas décadas, o mercado de calçados infantis contou com modelos fabricados dentro de diferentes conceitos. A febre do uso de calçados chamados ortopédicos deu lugar aos anatômicos. Antes de adquirir um sapato é importante saber um pouco mais, porque o tipo de calçado que usamos, influencia tanto no funcionamento quanto no formado de nossos pés.

A Pé com Pé está ligada em todas as tendências para nossos bebês. Quer saber de todos os lançamentos da Pé com Pé? Solicite o contato de um Consultor de Vendas, clique aqui!

Mas o que é um calçado anatômico?

O calçado anatômico é aquele que tem uma elevação na região do arco dos pés. Esta elevação estática, que segue a própria anatomia do pé, tem o objetivo de melhorar a postura do pé.

Já o calçado ortopédico pode ser indicado em casos de deformações graves nos pés. Trata-se de um sapato rígido, feito sob medida de acordo com a receita e é o médico quem especifica as partes que devem ser reforçadas em couro ou metal para correção de anomalias e defeitos na anatomia.

Na fase dos primeiros passos, é preciso ter muito cuidado na hora de escolher o calçado para o bebê. O importante é deixar aos pés bem livres, de modo a permitir seu desenvolvimento natural. Este é um momento no qual o metabolismo do ser humano está extremamente ativo e voltado ao crescimento. Outro ponto a ser considerado é o solado antiderrapante para evitar escorregões, porque já basta ao bebê a sua falta de equilíbrio, própria deste período de desenvolvimento.

A estrutura dos pés dos bebês, normalmente sem arcos, é muito frágil; apenas pequenas partes do esqueleto do pé e do tornozelo possuem ossos, ou seja, a maior parte é formada por cartilagens e os ligamentos são elásticos. Essa delicadeza requer cuidado quanto ao uso de sapatos pouco flexíveis e macios.

O sapato começa a ganhar o status de fundamental na vida da criança no primeiro ano de vida, momento a partir do qual a troca deve ser realizada com frequência, antes de ultrapassar três meses. Nessa fase, o ideal é optar por calçados macios, que deixem os pés ventilados e que mesmo amplos, para permitir os movimentos dos pés, não saiam com facilidade. É indicado para essa idade, um solado que não derrape, pois até os dois anos os tendões são muito flexíveis e a musculatura não está firme. A partir dos dois anos, o arco do pé começa a aparecer. Nesta fase, as crianças começam a caminhar com mais intensidade e o calçado precisa também oferecer segurança e estabilidade.

Dos quatro aos sete anos, a opinião das crianças começa a contar. É nesse momento que os pais devem procurar combinar beleza e saúde na hora de escolher o modelo. Mai uma vez, priorize os modelos com materiais flexíveis e com espaço suficiente para acomodar os pés sem limitar os movimentos. A numeração deve ser adequada! Usar um sapato apertado ou largo demais prejudica o crescimento do pé, pode causar problemas de postura e comprometer a coluna.

A anatomia do pé reúne um conjunto de ossos, juntas, articulações, ligamentos, músculos e tendões, que permite uma enorme série de movimentos. O uso de calçado inadequado pode causar deformação. Originalmente, o pé humano se desenvolveu para andar descalço. Mas é claro que há séculos, por segurança e higiene, este hábito foi abandonado. Escolha o que for melhor para o desenvolvimento saudável dos pés das crianças.

Anatômico e certificado

Esta certificação atesta que os produtos, além de macios e confortáveis, são firmes e seguros para proteger a estrutura dos pés, aumentando a performance e o desempenho das atividades e garantindo a segurança em cada passo. Seguimos orientações do IBTEC (Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçados e Artefatos) quanto ao desenho e construção dos produtos garantindo calce, flexibilidade e maciez. Os solados aprovados pelo IBTEC são testados para oferecer amortecimento ideal contra os impactos das atividades do dia a dia, protegendo a estrutura dos pés. Nossos fornecedores de matéria prima são avaliados permanentemente para garantir a qualidade dos materiais oferecidos.

Vários testes são realizados para analisar as características e adequação dos materiais para certificar que os mesmos estejam em acordo às especificações do conforto. Desta forma, os calçados Pé com Pé respeitam a anatomia dos pezinhos garantindo um desenvolvimento saudável.

Dr. Fábio Ravaglia

Médico ortopedista e presidente, desde 2005, do Instituto Ortopedia & Saúde (IOS) – organização não governamental que tem a missão de difundir informações sobre saúde e prevenção a doenças, principalmente aquelas associadas a terceira idade, e que organiza o Projeto Cidadania – Caminhadas com Segurança, evento mensal que incentiva a atividade física e conta com uma feira de saúde aberta a população para realização de exames gratuitos. O dr. Fabio Ravaglia é membro do corpo clínico externo dos hospitais Albert Einstein, Oswaldo Cruz, Sírio Libanês e Santa Catarina; membro emérito da Academia de Medicina de São Paulo (cadeira 118, patrono Ernesto de Souza Campos) membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Sbot; e diretor-presidente da Arthros Clínica Ortopédica.

O Dr. Fabio Ravaglia é graduado pela Escola Paulista de Medicina (Unifesp) com residência médica no Hospital do Servidor Público Estadual, especialização em coluna vertebral pelo Instituto Arnaldo Vieira de Carvalho (Santa Casa de Misericórdia de São Paulo) e mestre em cirurgia pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Foi o primeiro brasileiro aceito pelo programa do Royal College of Surgeons of England.

Atuou como cirurgião ortopédico em hospitais ligados à Universidade de Bristol e fez especialização em cirurgia na Alemanha.

Fonte: www.ortopediaesaude.org.br


Você sabia que a Pé com Pé lançou uma linha pensando nos Primeiros Passos dos nossos bebês? Clique aqui e fique por dentro de todos os lançamentos da Pé com Pé!