+55 (18) 99607-6551 loja@pecompe.com.br

Olá mamães e papais! Esperamos que estejam bem.  

Uma das preocupações que temos com nossos filhos é em relação à alimentação. Durante o primeiro ano, muitos pais fazem introdução alimentar baseada na BLW, não oferecem açúcar aos pequenos nos primeiros anos, e por aí vai. Mas, e depois que eles já estão maiores e comem “de tudo”? Vale oferecer alimentos industrializados a todo momento?   

O debate sobre uma alimentação saudável é fundamental para pensar em uma dieta mais balanceada para os pequenos, oferecendo alimentos de verdade e que serão aliados na saúde e no desenvolvimento. Dentro da alimentação saudável, muito se fala sobre os alimentos orgânicos e seus benefícios.  A alimentação orgânica tem ganhado o paladar brasileiro e pode ser extremamente benéfica para a alimentação da criançada, uma vez que o consumo de orgânicos é expor os pequenos a menos elementos tóxicos.  

Mas, o que são os alimentos orgânicos? Eles realmente são benéficos para os pequenos? Vale a pena apostar nesses alimentos para uma alimentação saudável? Na matéria de hoje falaremos um pouco mais sobre a alimentação orgânica para as crianças e seus benefícios.   

AFINAL, O QUE SÃO ALIMENTOS ORGÂNICOS?  

Os alimentos orgânicos são frutas, legumes, grãos, cereais e até produtos de origem animal que não possuem agrotóxicos sintéticos, transgênicos ou fertilizantes químicos. Os alimentos orgânicos trazem diversos benefícios para a saúde, mas também oferecem diversas melhorias para o meio ambiente, uma vez que não contaminam o solo e a água. 

Por serem cultivados em solos especialmente preparados e livres de agrotóxicos, estes alimentos possuem também menor contaminação por metais pesados. Com isso, se tornam alimentos mais seguros e melhores opções para o dia a dia dos pequenos.   

QUAIS AS VANTAGENS EM INCLUIR ALIMENTOS ORGÂNICOS NA DIETA DAS CRIANÇAS  

Os alimentos orgânicos possuem uma quantidade maior de nutrientes, como minerais, vitaminas e fibras do que os não orgânicos, elementos necessários para o desenvolvimento cerebral, a proteção cardiovascular e o sistema imunológico do seu pequeno.  

Os agrotóxicos e conservantes são responsáveis pelo aparecimento de alergias, intoxicações alimentares e até problemas intestinais. Aumentando o consumo de alimentos orgânicos da criançada, você diminuirá as chances de eles desenvolverem problemas futuros de saúde.  

O SABOR REAL DOS ALIMENTOS 

Falamos muito aqui sobre a contaminação dos alimentos e os perigos para a saúde, mas você sabia que os alimentos orgânicos contam com sabores mais acentuados? Os elementos tóxicos usados nos alimentos não orgânicos influenciam no sabor real dos alimentos.  

Sabemos que para introduzir os alimentos para os pequenos, devemos mostrar o real sabor e deixar que ele descubra quais são os sabores que mais o agradam. Por isso é tão importante apresentar a eles alimentos com seus sabores reais.  

CONSUMO CONSCIENTE   

A escolha por alimentos orgânicos beneficia não apenas você e seu pequeno, mas também uma grande cadeia produtiva saudável. A produção de alimentos orgânicos beneficia o produtor rural, que tem muito mais qualidade de vida, por trabalhar longe do contato com pesticidas e outros elementos que podem ser tóxicos à sua saúde.  

Os alimentos orgânicos também acabam ajudando as pessoas a optarem por uma alimentação mais saudável e declinarem as opções processadas e cheias de conservantes nas prateleiras. Assim, você optará pelos alimentos regionais e da época, fatores extremamente importantes para uma alimentação mais saudável e balanceada.  

COMO INSERIR ALIMENTOS ORGÂNICOS NA ALIMENTAÇÃO  

Os alimentos orgânicos podem e devem ser inseridos na alimentação dos pequenos desde cedo. Priorize sempre os alimentos naturais e orgânicos, como frutas, legumes e verduras na alimentação das crianças e adie ao máximo os alimentos industrializados!  

Existem algumas maneiras de incentivar os pequenos a consumir alimentos orgânicos. Ter uma horta em casa é uma excelente forma de fazer com que seu filho se interesse mais pelos alimentos naturais. Acompanhar o cultivo dos alimentos pode gerar curiosidade e consciência quanto aos alimentos. E sim, é possível que uma pequena horta não seja capaz de gerar alimentos suficientes para a alimentação do dia a dia, mas apenas esse contato já é extremamente importante para os pequenos!  

Incentive sempre os pequenos a consumirem frutas, legumes e vegetais. Na hora de montar o lanchinho da escola, que tal substituir as famosas bolachas recheadas por frutas picadas? No almoço, acrescente legumes e vegetais diferentes… Apresente os alimentos de diversas formas diferentes caso seu filho não goste de primeira, muitas vezes alguma outra forma pode agradá-lo. O importante é que as crianças tenham contato e acesso a esses alimentos, e futuramente façam essas escolhas por conta própria.  

Além de apresentar os alimentos de diferentes formas, você pode pedir ajuda ao seu filho para preparar as refeições usando os alimentos orgânicos. Criar pratos, colocar a mão na massa e ajudar na cozinha vai gerar curiosidade em seu filho, além de deixá-lo orgulhoso por sua criação e ajuda, dessa forma, fazendo com que ele tenha vontade de provar suas criações!  

Incentivar os pequenos desde cedo a ter uma alimentação saudável é muito importante para a saúde e o desenvolvimento dele no futuro. Esperamos que a matéria de hoje tenha sido útil e ajude nas decisões quanto a uma alimentação mais saudável e cuidadosa para seus pequenos e até para vocês, papais e mamães!  

Nos vemos na próxima semana, abraços. 

Mantenha vivo o encanto de ser criança!