+55 (18) 99607-6551 loja@pecompe.com.br

Responde uma coisa pra gente: Você é uma mamãe coruja? Do tipo que tá sempre perto do bebê, cuidando e dando muito carinho.

É natural que todas as mamães sejam assim, o que muita gente não sabe é que isso é parte fundamental para o desenvolvimento do bebê

Ficar de grudinho com os pequenos é sempre muito bom, mas muito além da troca de carinhos, o contato físico e emocional com a criança, principalmente nos primeiros anos de vida, são essenciais para o seu crescimento saudável.

Por isso, hoje nós vamos conversar um pouquinho com você, para que possamos começar a entender esse elo importante e tão grande entre mamãe e bebê, além de também dar algumas dicas de como ele pode ser fortalecido com pequenos gestos. Vem ver!

 

Entenda os benefícios

Para começar, vamos falar de alguns dos vários benefícios que podem ser observados na criança quando ao entrar em contato com a mamãe.

– Benefícios físicos

Ficar próximo a mamãe, abraçadinhos mesmo, ajuda o corpinho do bebê a regular sua temperatura, sendo um grande auxílio para diminuir as cólicas por exemplo.

Além disso, todos sabem a importância da amamentação para a saúde do bebê, certo? Quando o colo da mamãe é compreendido como um local seguro e amoroso, esse ato vira uma troca de carinho enorme entre a mãe e o filho, ajudando muito na saúde e hábitos alimentares do pequeno.

– Benefícios emocionais

Ao desenvolver esse elo, o pequeno começa a observar e aprender muito mais com você.

Este vínculo acaba tornando-se uma ajuda enorme para o desenvolvimento da comunicação, não somente entre vocês dois mas para toda a evolução da sua fala.

Melhores maneiras de manter contato com os bebês

Agora que você já entendeu como esse contato é importante para o seu pequeno, venha conferir e aprender algumas formas simples de aumentar este elo entre você e o bebê.

– Pegue no colo

O colo da mamãe é sempre visto como um refúgio para o bebê, principalmente quando ele está assustado ou chorando.

Por isso, sempre que for possível, dê colo ao seu pequeno. Essa é uma ótima maneira de acalmá-lo e também de mostrar-se próxima a ele.

– Olhe no olhos

Sempre que precisar falar com o pequeno, seja para pedir algo ou então dar uma bronca, abaixe-se na sua altura e converse olhando nos olhos dele.

Isso demonstra e ensina respeito, ao invés de transmitir impressões de medo ou superioridade, você demonstra que ele pode confiar em você e no que está dizendo.

– Dê carinho

Dê carinho em todas as oportunidades! Sempre que houver a chance, demonstre afeto.

Esse é um dos momentos mais fofinhos para aproveitar com o seu baby, seja enquanto assistem TV, tiram aquele cochilo durante a tarde ou simplesmente em um momento onde ele se aproxime de você.

– Brinque

Separe um momento para brincar com o baby, isso demonstra que você gosta de aproveitar bons momentos com ele.

Tudo que as crianças mais amam fazer é brincar, por que não curtir este momento de alegria com elas?

Fique de olho na dependência

Muito cuidado com os exageros mamãe, apesar de todos os benefícios que listamos aqui, tudo precisa ser dosado para que seu bebê possa crescer saudável.

Então pode dar muito carinho, mas lembre-se de também dar espaço para que ele brinque sozinho ou com os amiguinhos sem você, isso será fundamental para o momento em que ele precisar entrar para a escolinha, por exemplo, e também ajudará no desenvolvimento da sua independência.

A gente sabe que ficar de chameguinho é tudo de bom e agora você tem motivos de sobra pra isso, mamãe! Além de ser super saudável, ainda ajuda a manter vivo o encanto de ser criança e cria um elo único de amor muito especial!

Mantenha vivo o encanto de ser criança!