A arte está presente no nosso dia a dia em suas mais variadas formas: músicas, filmes, teatros, danças e desenhos são alguns exemplos, e sem ela a vida seria muito mais sem graça, com toda certeza.
Mas muito além do entretenimento, a arte desempenha um papel fundamental no desenvolvimento dos pequenos, pais que introduzem atividades artísticas na rotina dos bebês, a partir dos dois meses, percebem rapidamente os progressos.
A arte ajudará com que o seu filho tenha um crescimento que, além de saudável, será enriquecedor de diversas formas, estimulando a visão de mundo, criatividade, capacidade de se expressar, formação de um senso crítico e de sua cultura.
Quer saber mais? Então vem entender melhor a importância da arte em cada idade e como você pode ajudar seu baby com pequenas atividades.
– Reconhecimento das formas de arte
Este é o momento de fazer arte! No melhor sentido da expressão.
Os bebês aprendem e melhoram suas habilidades motoras ao serem estimulados a desenhar e pintar, seja com lápis, giz de cera, canetinha ou tinta. É um momento de descobertas!
Reconhecer formas, cores e objetos faz o sistema cognitivo do pequeno se desenvolver muito melhor.
– Interesse por diversas atividades artísticas
Quando os pequenos já conseguem se comunicar, a arte assume outro papel: Expressão!
Nessa fase, as crianças que conseguem expressar seus pensamentos através de alguma atividade artística, demonstram os primeiros sinais de desenvolvimento da inteligência emocional. É a idade perfeita para que a criança escolha o que gostaria de aprender, sejam aulas de pinturas, dança ou aprender a tocar algum instrumento musical.
Aaah, e está tudo bem se ela mudar de ideia no meio do caminho, ok? Não force nada, deixe que ela tenha a liberdade de escolha neste momento para saber como quer se expressar.
– Desenvolvimento dos talentos e habilidades
Quando os babys não são tão babys assim, todas as formas de arte são interessantes! Principalmente a leitura. É o momento em que a criatividade não para e deve ser encorajada e estimulada! Todos os filmes, desenhos e livros que seu pequeno consumir se transformarão em novas ideias de brincadeiras e sonhos para ele.
Viu só como a arte é importante em todas as fases do seu filho? Ela está ligada a toda a forma de aprendizado e também as brincadeiras. Por isso é importante que você, mamãe, papai ou responsável, garanta que sempre exista espaço para ela na vida do seu pequeno, mantendo vivo o encanto de ser criança e estimulando todas as fases do seu desenvolvimento.