Ei mamãe e papai, como vão as coisas por ai?
Hoje nós viemos conversar sobre um assunto de extrema importância para o cuidado com os pequenos: a escolha do calçado ideal.
A escolha do calçado correto pode influenciar diretamente no desenvolvimento do andar e do pezinho dos babys, e sempre surge aquela dúvida sobre as melhores opções para calçar os pés fofinhos das crianças.
Claro que as crianças amam muito os modelos mais fashionistas e divertidos! São tênis, sandálias, chinelos, papetes, sapatilhas, e muito mais opções, mas a atenção na hora de comprar um modelinho para seu pequeno precisa ser dobrada. Não sabe o motivo? Vem com a gente que vamos explicar tudinho!
Abaixo você vai identificar as necessidades do seu pequeno e aprender como investir em um sapato bonito e cheio de estilo, sem abrir mão da saúde dos pés dos pequenos:
Atenção ao crescimento do pezinho
Os componentes anatômicos dos pés dos pequenos passam por diversas modificações durante as fases de crescimento.
Ao analisar os pés nos primeiros anos de vida de uma pessoa, é possível notar que sua formação é composta por tecidos menos rígidos, como tendões, gordura, vasos sanguíneos, nervos e músculos, sendo que as cartilagens se ossificam em um processo que será concluído apenas por volta dos 14 ou 15 anos de idade.
Com o passar do tempo, o aumento de peso, o crescimento e diversos outros fatores, os pais enxergam a necessidade de adquirirem por exemplo, um uniforme maior, pois o do ano passado já está apertado, ou então uma camiseta com estampa do novo personagem favorito do filho, mas essa atenção deve ser direcionada aos pés das crianças também, pois as fases de desenvolvimento deles, demandam necessidades diferentes em cada idade e elas devem ser atendidas para auxiliar no desenvolvimento saudável dos pequenos.
– Até 2 anos:
Quando o baby começa a engatinhar e dar os primeiros passinhos, os pais ficam babando não é mesmo?
Portanto atenção: os primeiros anos de vida são de extrema importância no desenvolvimento dos pezinhos dos nenéns, e nessa fase eles precisam de estímulo e proteção para sua pele delicada, portanto é necessário que os calçados protejam os pés da umidade, calor e de possíveis bolhas ou machucadinhos.
Eles também devem deixar o pezinho livre para se movimentar de maneira natural, por isso precisam ser leves e feitos com materiais flexíveis, que se moldem aos pés do bebê e permita o livre movimento dos dedinhos e tornozelos.
Nossos calçados com tecnologia super macia são ideais para essa faixa etária.
– Dos 2 aos 4 anos
Essa fase gostosa deixam o papai e a mamãe de cabelo e pé!
Tirar os objetos que podem machucar as crianças do alcance delas é um cuidado que todos nós tomamos nessa idade, mas e quanto à necessidade dos pezinhos dos pequenos?
Nessa faixa etária, eles precisam de flexibilidade, segurança e leveza, pois caminham muito, começam a correr e a praticar atividades mais intensas, portanto o calçado para acompanhar essa rotina deve ser resistente e preferencialmente com solado antiderrapante para assegurar a diversão na hora da brincadeira.
– Dos 4 aos 12 anos
O começo da independência gera necessidades diferentes para as crianças e com os calçados não seria diferente.
Nessa etapa, eles necessitam de modelos que absorvam o impacto e palmilhas adequadas para gerar conforto e distribuir o impacto nos pontos de apoio dos pés, assim as crianças vão ter as mesmas sensações que teriam se estivessem descalças. Nossa linha JUMP é perfeita para o dia a dia da criança (veja aqui)
Aqui entra também o fator da escolha, pois as crianças nessa faixa etária já tem seu personagem de desenho favorito, já gostam mais de uma determinada cor, entre outros detalhes que precisam ser levados em consideração na hora da compra.
O ideal é aliar a necessidade do pequeno com seu gosto pois assim a criança vai estar protegida e feliz para se desenvolver com segurança, como uma criança merece.
Interessante, não é mesmo? Então anota aí algumas dicas que devem ser levadas em consideração na hora da compra do calçado ideal:
- Material
Nada de sapatos rígidos para os bebês!
Eles são inadequados pois comprimem os pezinhos fofinhos e geram desconfortos na rotina dos pequenos, podendo até ocasionar feridas em sua pele sensível.
Lembre-se: materiais duros e de qualidade duvidosa devem ficar longe dos pés dos pequenos pois podem causar problemas ortopédicos, traumatizar e prejudicar a criança.
- Resistência
Quando os pequenos começam a andar é ideal que os calçados sejam mais resistentes para acompanhar com firmeza e segurança a rotina deles com eficiência.
Muito cuidado ao querer passar os pertences de uma criança para a outra. É normal reutilizar camiseta, calças e outras peças do filho mais velho, por exemplo. Porém o calçado não é recomendado pois cada pessoa tem um tipo de pisada e isso desgasta o calçado de maneira diferente. O “molde” que o calçado usado adquiriu pode trazer prejuízos para a saúde do novo dono.
- Ventilação
A correria e agitação das crianças, acabam fazendo elas transpirarem muito!
Para evitar o famoso chulé importante considerar calçados mais arejados, como aqueles com furinhos em toda sua extensão, ou então para os dias mais quentes, optar por sandálias, papetes e calçados abertos, assim os pés dos pequenos ficam fresquinhos e seguros.
- Tamanho
Alguns papais e mamães acham ideal comprar o calçado alguns números a mais que o tamanho atual do filho, já que o pé das crianças cresce muito rápido, mas essa prática merece cuidado!
Um sapato muito grande pode causar desequilíbrio, quedas e machucar a criança, por outro lado, um tamanho pequeno pode comprimir o pé gerando desconforto e até uma malformação nos pés como um todo. O ideal é comprar um número que fique com 1 cm de espaço entre a ponta do dedo e o calçado, assim ele não sai do pé da criança e nem deixa ela desconfortável.
- Modelos
Sempre escolha modelos infantis para seu filho!
Parece bobagem, mas todas as crianças querem imitar os passos da mamãe e do papai. Mas atenção ai: Nada de salto ou materiais rígidos para calçar os pés infantis.
Se a pequena insistir em usar um calçado “igual ao da mamãe” fica a dica: após os 12 anos de idade, busque um modelo com no máximo 2 cm de altura para sua filha usar eventualmente, aaah, o modelo deve ser confeccionado em material flexível, que permita o andar infantil natural e sem dificuldade.
- Medidas
Comprar pela internet é a opção mais viável no momento atual e para você não errar na escolha do calçado, é necessário estar atento a medida de tamanho de acordo com a faixa etária da criança.
Os calçados brasileiros tendem a associar a medida do pé em cm com a numeração do calçado, e como na internet não dá pra verificar o espaço entre o final dos dedos e do calçado, fique atento a esses detalhes e a evolução do seu pequeno na hora da compra.
Não resta duvidas que a preocupação com o calçado precisa ir além da beleza, certo? Portanto siga nossas dicas, procure um representante, uma loja parceira ou invista na compra online em nossa loja virtual, para garantir os calçados que se adequam a real necessidade do seu filho.
Ficou com alguma dúvida ou quer compartilhar com a gente sua experiência? Deixe seu comentário e divida sua história com a gente!