+55 (18) 99607-6551 loja@pecompe.com.br

Olá mamãe e papai! Conta pra gente, você tem um fofinho bem pequeno em casa? Se sim, provavelmente enfrenta muitos desafios na hora da brincadeira.

Acontece que as crianças amam colocar as mãozinhas, e na maioria das vezes até levar à boca, aqueles objetos que acham mais interessantes. Isso acontece devido a uma fase do desenvolvimento, onde a criança está descobrindo as texturas de tudo através dessas partes do corpo.

Entretanto, essa descoberta também pode ser perigosa se não houver cuidado e supervisão. Acidentes podem acontecer e não é isso que queremos.

Além da proteção que espalhamos por toda a casa, como tampas nas tomadas e objetos no alto, fora do alcance da criança, outra forma de evitar o contato do pequeno com coisas que podem machucá-lo é dar a ele o máximo de estímulo e diversão segura!

E é sobre isso que vamos falar hoje! Abaixo listamos 5 brincadeiras divertidas e seguras para o seu baby fazer em casa, que vão auxiliar seu desenvolvimento e facilitar a rotina de vocês. Olha só:

  • Tinta comestível

Toda criança ama brincar com as cores, certo? Porém, quando se trata dos bebês abaixo dos 3 anos, é mais seguro se a tinta com a qual ele está brincando for totalmente comestível! 

Então anote aí, para essa receita você vai usar um pote de iogurte natural e uma embalagem de corante comestível (aquele para bolos), ou suco em pó dependendo da sua preferência. É só misturar e fazer quantas cores quiser!

No verão, vocês ainda podem testar os bloquinhos de gelo coloridos. Basta colocar o mesmo corante comestível com água em alguns copinhos descartáveis. Após congelados, tire e coloque em cima de uma cartolina para o baby se divertir criando sua obra de arte e ainda refrescar o calor.

  • Bichinhos de borracha

Esses são os melhores amigos dos pequenos! Ao escolher os brinquedos sempre fiquem atentos ao material do qual eles são feitos.

Além dos brinquedos possuírem uma classificação indicativa, materiais muito duros como o plástico podem machucar a gengiva do pequeno, então é melhor evitá-los no dia a dia, quando o pequeno está mais livre para brincar em casa, assim a família toda fica tranquila.

  • Jogo da mímica

Para tirar o foco dos objetos, vocês também podem trabalhar a criatividade e cognição do pequeno com o jogo da mímica.

Funciona assim: um a um, os jogadores selecionam algo para representar, enquanto o restante tenta adivinhar o que ele está tentando dizer apenas com gestos

Mas para funcionar, é necessário que vocês estejam atentos aos conhecimentos do pequeno. Nada de dificultar além do limite e fazer com que ele não entenda a brincadeira! A ideia é que a família toda esteja incluída e participe.

  • Caça ao tesouro

Quem mais ama uma caça ao tesouro? Essa brincadeira é ótima para os dias dentro de casa.

Para brincar é simples, basta esconder um objeto e indicar com as palavras “quente” quando os outros jogadores se aproximam do local do tesouro, ou “frio” para quando se distanciam. Para melhorar, o tesouro pode ser algo que seu baby goste muito, assim a brincadeira renderá momentos ainda mais felizes

Apenas lembre-se de retirar do caminho tudo aquilo que seu pequeno possa se machucar, e caso ele ainda seja muito pequeno, é uma boa ideia que a mamãe ou o papai seja um dos outros jogadores à procura do tesouro, para ajudá-lo no caminho.

  • Jogo “invente uma história”

Essa brincadeira rende muitas risadas! Além de ser ótima para trabalhar a imaginação e fala do pequeno. Mais uma vez vamos utilizar a imaginação para estimular o desenvolvimento, ao invés de brinquedos ou objetos.

Comece contando uma história com “Era uma vez…” e, a cada momento chave da história, peça para o restante dos ouvintes completarem ela por você. A ideia é construir uma história engraçada a partir de palavras aleatórias, por isso é tão divertido!

O que achou dessas dicas? Nós vamos amar ouvir sobre como vocês colocaram tudo isso em prática por aí! Afinal, diversão, carinho e cuidado são essenciais para manter vivo o encanto de ser criança

Mantenha vivo o encanto de ser criança!