Olá Mamães e Papais! Tudo bem por aí? Esperamos que esteja tudo ótimo!
Você já ouviu falar sobre Parentalidade Positiva? Esse é um método de criação e educação para crianças baseado no respeito, compreensão e gentileza, sem punições ou agressões verbais e físicas. Esse conceito é baseado no trabalho dos profissionais Alfred Adler e Rudolf Dreikurs.
Precisamos pensar que existem diversas formas de criar nossos filhos, mas, alguns métodos tradicionais que funcionaram com nosso país e nossos avós já não funcionam mais em nossa nova realidade. Por isso, a parentalidade positiva – ou disciplina positiva – é uma ótima forma de rever a forma como você conduzirá a criação de seus pequenos!
Na matéria de hoje falaremos um pouco mais sobre o que é a parentalidade positiva, seus benefícios e como aplicar no seu dia a dia, confira:
AFINAL, O QUE É A PARENTALIDADE POSITIVA?
Muitos pais podem estranhar a parentalidade positiva no primeiro momento, uma vez que a mesma não apoia castigos e punições, já que a ideia desse método é a disciplina de forma mais empática, compreensiva e atenciosa. Essa é uma forma mais gentil de criar as crianças, tanto para os pequenos, quanto para os pais e responsáveis.
Nós pais queremos proteger nossos filhos a todo custo de experiências ruins, não importa onde ele esteja. A verdade é que os pequenos terão contato com o mundo lá fora e as experiências ruins virão, os sentimentos como o medo e a insegurança também. Uma vez que seus filhos tiverem contato com esses sentimentos, forem acolhidos e instruídos pelo caminho certo, eles aprenderam o caminho a seguir para resolver os problemas que surgirão em seguida.
Na parentalidade positiva, a conexão entre os pais e os filhos é essencial, pois são os pais que devem apoiar as crianças e mostrar o caminho da compreensão de suas emoções e sentimentos, ajudando assim a encontrar soluções para seus próprios desafios. Aqui, os pequenos também são estimulados a crescer com suas habilidades socioemocionais bem desenvolvidas, se tornando mais responsáveis, decididos e motivados.
São diversos os benefícios da parentalidade positiva, desde promover a independência para a tomada de decisões, ensina a lidar com as responsabilidades de forma autônoma, incentiva a inteligência emocional, substitui punições por colaboração e conexão, estimula o respeito entre pais e filhos e apoia os adultos na criação de um ambiente familiar mais positivo!
POR ONDE COMEÇAR?
Sair da teoria e aplicar a parentalidade positiva no dia a dia pode parecer complicado, mas nós estamos aqui para te provar que não! Aliás, é mais fácil do que parece.
É necessário repensar as punições. Elas só geram resistência e afastamento por parte dos pequenos. Substitua os castigos por soluções em conjunto, como acordos com os pequenos e diálogo aberto com toda a família! Em momentos de “bronca”, nada de xingamentos ou palavras que possam ofender, busque explicar ao pequeno os motivos pelos quais o que ele fez é errado, sem apontar ele como o errado na situação.
A forma como as palavras são ditas também é muito importante na parentalidade positiva. Ao demandar alguma atividade para seu pequeno, tente não ser ríspido ou usar palavras de ordem. Ao invés de mandá-lo “guardar já esses brinquedos”, que tal falar para que ele te ajude a arrumar os brinquedos? As frases soarão com muito mais delicadeza e passarão mais confiança aos pequenos.
Tente sempre compreender os comportamentos dos pequenos e os sentimentos dele. É preciso refletir e se colocar no lugar dos pequenos quando o comportamento dele não é como o esperado, o que poderia fazer com que o pequeno agisse dessa forma? Ele se senta sozinho, cansado? Algo aconteceu na escola? Tente conversar e entender o que está o incomodando. Muitas vezes os pais acabam se irritando com uma situação e não dando o acolhimento necessário, quando só o que os pequenos precisam é só esse acolhimento!
Estimular seu filho e elogiar todas as pequenas conquistas também é uma forma de praticar a parentalidade positiva! Os pequenos precisam desse incentivo de quem elas mais amam, então, suas palavras e o sentimento dedicado a elas é de extrema importância para o desenvolvimento da auto confiança.
Além de tudo o que podemos fazer pelos pequenos, devemos também permitir que ela desenvolva sua individualidade de forma autônoma! Permita que a criança sinta, expresse seu afeto de sua própria maneira, e entenda o que é bom para si mesma sozinha. Muitas vezes tentamos moldar os pequenos, mas eles sabem o que querem, e respeitar essas vontades é essencial para seu amadurecimento!
NUNCA É TARDE OU CEDO DEMAIS PARA COMEÇAR!
Você pode até achar que seu filho é pequeno demais para começar, ou que já passou do tempo para começar uma nova forma de educar, mas não se engane! Às vezes os sentimentos podem ficar de lado, ou a situação pode já estar em seu extremo. Aqui, o importante é saber se seu filho saber que você o ama e está do lado dele, não importa o que aconteça. Se você perguntar se ele sabe o quanto você o ama, qual seria a resposta dele?
Por isso, não importa como ou quando, o importante é você demonstrar para seu filho que você está disposto e comprometido a criar um relacionamento mais forte com ele, ajudando-o a crescer confiante, amado, e cercado de bons sentimentos.
A família é a peça chave para a parentalidade positiva! Cerque seus pequenos de bons sentimentos, de palavras positivas e de incentivo, isso será de grande valia durante todo seu desenvolvimento e trará diversos benefícios para a saúde mental dele. Pensar nos nossos pequenos e em sua criação é pensar no futuro e nas pessoas que eles serão!
Esperamos que nossa matéria tenha ajudado e que você possa começar a aplicar a parentalidade positiva em sua casa!