+55 (18) 99607-6551 loja@pecompe.com.br

Olá, Mamães e Papais! Esperamos que estejam bem.  

As crianças são curiosas por natureza, e por isso, sempre irão explorar todos os ambientes possíveis dentro de casa, onde se sentem mais seguras.  

Quem tem pequenos em casa sabe que qualquer descuido, mesmo que em pouco tempo, pode acabar ocasionando acidentes e machucados graves! Muitas vezes esses acidentes são provocados por objetos simples e que muitas vezes nós adultos não percebemos seus perigos para as crianças. 

Pensar em um ambiente mais seguro e ter alguns cuidados para que isso aconteça é uma das principais medidas que podem ser tomadas pelos papais e mamães de primeira viagem – e até os que são papais de outros pequenos. 

Transformar sua casa em um ambiente seguro e com menos riscos de acidentes para os pequenos é muito mais simples do que parece, e na matéria de hoje traremos algumas dicas fáceis para ajudar nessa missão! Vem conferir:  

CUIDADOS NA COZINHA 

A cozinha é disparada o ambiente mais perigoso para os pequenos em casa. Por isso, precisamos tomar algumas medidas para evitar que situações perigosas aconteçam e possam ferir as crianças.  

Não deixar os pequenos sem supervisão na cozinha é uma forma de protegê-los dos riscos desse ambiente, mas, nem sempre conseguimos controlar todas as situações e o acesso aos cômodos.  

O fogão é um dos maiores “vilões” das cozinhas e dá medo até aos adultos. Enquanto estiver cozinhando, é importante virar os cabos da panela para dentro do fogão ou em direção a parede, onde as crianças não consigam pegar ou mexer. Após terminar de cozinhar, é importante que desligue o gás, para caso os pequenos mexam nos botões, nenhum vazamento ocorra. O mesmo vale para isqueiros e fósforos usados para ligar o fogão, que devem ser guardados longe do alcance das crianças após seu uso.  

As facas, garfos e objetos cortantes também são algo para se preocupar na cozinha, por isso, evite deixar esses objetos expostos ou em lugares que fiquem próximos de onde os pequenos podem alcançar. O ideal é usar travas nas gavetas, impedindo que as crianças consigam abrir e pegar. Os produtos de limpeza também devem receber um cuidado redobrado e se possível, serem guardados em armários com travas e longe do alcance dos pequenos.  

Os fios dos eletrodomésticos podem parecer inofensivos, mas acredite, também podem causar curiosidade nos babys. Por isso, sempre que possível desligue-os da tomada ou esconda os fios, evitando que os pequenos puxem ou brinquem, ocasionando a queda dos eletrodomésticos ou choques acidentais.  

CUIDADOS NO BANHEIRO 

O banheiro é um ambiente no qual os pequenos também precisam de supervisão sempre, por ter muitas portas, produtos, pelo perigo de escorregar por quase sempre estar molhado, e por aí vai.

Uma das medidas mais simples é sempre deixar a porta fechada ou travada, impedindo que os pequenos acessem esse cômodo sozinhos. Se seu filho estiver começando a usar o banheiro sozinho, é recomendado que inicie por penicos que sejam do tamanho ideal, para evitar que ele tente alcançar o vaso sanitário sozinho e possa se machucar.

É normal guardar medicamentos no banheiro, barbeadores, cortadores, etc. Por isso, o ideal é que esses itens fiquem guardados em prateleiras e armários altos, onde os pequenos não consigam acessar. Se os armários foram baixos, busque por travas de segurança.

Aparelhos como secadores, chapinhas e babyliss devem ser retirados da tomada após seu uso e colocados em lugares onde as crianças não tenham acesso, uma vez que estão quentes e podem provocar queimaduras graves!

Após o banho, o ideal é manter o banheiro seco, e também investir em tapetes antiderrapantes para esse cômodo. Os pequenos costumam ser muito agitados, e caso acabem se animando muito, o risco de escorregar e se machucar é menor.

CUIDADOS NA ÁREA EXTERNA 

Quintais, garagens e jardins são as partes de casa favoritas das crianças, pois elas podem brincar livres e soltar a imaginação. Mas é claro que existem alguns cuidados para os pequenos ficarem mais seguros nessas áreas da casa.  

Caso sua casa tenha piscina, uma opção para manter a segurança é usar portões que possam ser fechados e não permitam que as crianças acessem sem supervisão. Também existem lonas que são seguras e não afundam com o peso dos pequenos, são uma ótima opção! 

Os produtos de limpeza, de jardinagem e de automóveis devem ser mantidos em armários altos e fechados, assim como no banheiro e na cozinha. Objetos de jardinagem, ferramentas para mexer nos automóveis, entre outros objetos também devem ser guardados longe do alcance dos pequenos.  

Se tiver jardim, informe-se sempre quanto as plantas que estão ali, muitas parecem inofensivas, mas podem ser tóxicas para os pequenos.  

Evite também deixar chaves de carros e motos ao alcance dos pequenos, além de sempre trancar os automóveis, a fim de evitar que os pequenos entrem e brinquem dentro dos mesmos, o que pode ocasionar acidentes.  

CUIDADOS EM TODOS OS CÔMODOS 

Além desses cômodos, devemos tomar cuidado em todos os outros ambientes em que os pequenos acessam e que possam ter riscos invisíveis.  

Usar protetores de tomadas e de quinas de móveis é uma ótima forma de evitar que os pequenos exploradores se machuquem, seja correndo pela casa ou até explorando e tentando descobrir o que são aqueles furinhos na parede. Protetores de porta também são excelentes opções para evitar que as portas fechem e acabem prendendo o dedinho dos pequenos ou até que eles fiquem presos em algum ambiente da casa.  

As portas, janelas e sacadas devem sempre ter grades ou redes de proteção, seja em casa ou apartamento. Assim você evita que o pequeno caia ou até que acesse outros ambientes sem supervisão.  

Os cuidados para tornar sua casa mais segura para os pequenos são simples e muito úteis para dar mais liberdade para que eles se divirtam sem que você precise se preocupar! A prevenção é a melhor maneira de evitar acidentes. 

E você pode começar a transformar sua casa antes mesmo dos pequenos terem idade suficiente, assim você ficará preparado e não será surpreendido com nenhum acidente inesperado.  

Esperamos que tenha gostado de nossa matéria. Um grande abraço, e nos vemos na próxima semana!

Mantenha vivo o encanto de ser criança!