+55 (18) 99607-6551 loja@pecompe.com.br

Saborosos e extremamente benefícios aos adultos e crianças, os sucos naturais, assim como as frutas, são aliados importantes na saúde do seu filho. Porém, o consumo desse grupo de alimentos é, muitas vezes, menor que o recomendado, principalmente devido ao aumento do comercio de alimentos industrializados, ricos em gordura, sal e açúcar, e pobres em micronutrientes.

É recomendável que os pais tenham o cuidado de sempre que possível, oferecer suco naturais as crianças, ao invés refrigerantes ou sucos artificiais. Vale lembrar que no Brasil, temos a vantagem da grande diversidade de frutas ofertadas durante todo ano. Elas se caracterizam pela natureza geralmente por polposa, aroma próprio, são ricas em açúcares solúveis e de sabor doce, podendo ser ingeridas sem a necessidade de preparo culinária. Mamãe, o que você está esperando!

Os sucos são boas fontes de fibras alimentares, principalmente se não forem coados ou peneirados. A utilização integral dos componentes das frutas pode garantir o acesso a minerais, vitaminas e fibras, vitais para o desenvolvimento saudável do seu filho.

“Além de perder em vários nutrientes, os sucos industrializados são ricos em calorias e contém conservantes e corantes, que podem causar alergias, gastrite e até conter substâncias cancerígenas”, alerta a pediatra e autora do livro Adolescente – Manual para pais, professores e alunos, Márcia Rodrigues.

Há ainda a opção de preparar sucos naturais que misturam frutas com legumes ou verduras. Eles são responsáveis pelo aumento das defesas do organismo. Outra medida importante é a ingestão de sucos 30 minutos antes das refeições. Essa prática ajuda na absorção dos nutrientes. Além disso, é importante que o sucos naturais sejam consumidos em no máximo 30 minutos depois de serem preparados, para que não percam suas propriedades nutritivas. Confira os benefícios de alguns sucos de frutas:

Laranja: fortalece as defesas naturais do corpo por ser rica em vitamina C. Seu sumo é de fácil digestão, ajuda a combater resfriados, gripe, febre e possui efeito anti-hemorrágico.

Maçã: auxilia na tonificação do organismo. Contém substâncias que protegem o fígado e ajudam na digestão.

Abacaxi: indicado por ser digestivo além de diurético e antitérmico. Também acalma a garganta e cura laringites.

Mamão: estimula e tonifica o organismo. É particularmente bom para a digestão e contém substâncias anti-bactericida, capazes de evitar infecções intestinais causadas por parasitas, além de proteger as mucosas dos intestinos.

Manga: tem grande teor de betacaroteno, o que lhe confere propriedades antioxidante. É um ótimo regenerador do sangue.

Morango: indicado em casos de diarreia, ajuda na digestão, baixar a febre e estimula todas as funções do metabolismo. Tem propriedades adstringentes e diuréticas.

Maracujá: tem propriedades antissépticas e reforça o sistema imunológico, estimula a digestão e ainda é utilizado como calmantes.

Acerola: combate a debilidade e fadiga do organismo, a perda do apetite, e também as gripes e infecções pulmonares.

Açaí: considerado um antioxidante natural, facilita a eliminação de radicais livres, devido ao seu teor de vitaminas E e C.

Melão e Melancia: tem propriedades diuréticas, auxiliando no funcionamento dos rins.

  • Matéria retirada da revista Materlife, Junho de 2019. Edição 174.