Oi mamãe e papai! Hoje nós queremos falar com vocês sobre um dos momentos mais especiais no crescimento do seu baby: A hora de abandonar as fraldas!
Esse acontecimento marca um grande passo no crescimento e desenvolvimento do pequeno. Mas vocês sabem quando é a hora certa de começar o processo de desfralde?
A verdade é que não existe uma idade certa, e sim alguns sinais que mostram que o bebê está pronto, então uma criança de 2 anos pode já estar prontinha pra isso, mas não quer dizer que as que começam o desfralde aos 3 anos estão atrasadas, ok? lembrem-se que cada bebe tem seu próprio tempo!
Então fiquem atentos: se o pequeno já consegue ficar sentado sozinho, nomear partes do corpo, reconhecer xixi e cocô e se sente incomodado com a fralda suja pode ser que já esteja mais do que preparado para abandonar as fraldas de vez.
Se vocês já percebem estes sinais no pequeno, que tal anotarem estas dicas que separamos para facilitar o processo de desfralde aí em casa? Confiram:
1 – Comecem durante o período diurno e no verão
Como tudo na vida, este processo deve ser iniciado aos pouquinhos, então é preciso deixar o pequeno sem fraldas apenas durante algumas horas do dia no começo, de preferência: durante o período da manhã e em dias quentes.
Isso porque os escapes vão acontecer com certa frequência, e os banhos serão necessários e constantes. Iniciando o processo no verão e durante o dia, seu bebê não vai ficar com frio ou desconfortável.
2 – Chamem o bebê para ir ao banheiro como se fosse uma brincadeira
Ficar mandando a criança ir ao banheiro de hora em hora acaba sendo cansativo para todos e em certo momento ele pode ficar irritado com os lembretes constantes e nós não queremos isso!
Experimentem entrar no banheiro e chamar pelo neném de um jeito divertido, para brincar, cantar um musiquinha e etc. Estas pequenas ações tornam o processo agradável e vocês verão que ele irá repetir isso sozinho no futuro.
3 – Comemorem cada conquista
O incentivo é sempre importante na vida da criança, e neste período não é diferente. Sempre que o pequeno conseguir ir ao banheiro sozinho, comemorem e demonstrem muito orgulho dele.
4 – Evitem dores de cabeça pela casa
A casa precisa estar tão preparada para este processo quanto o bebê. Investir em capas e colchas impermeáveis durante o desfralde é a melhor opção! Assim os escapes vão dar bem menos dores de cabeça quando precisarem ser limpos.
Por fim, é importante entender que realizar o desfralde é uma tarefa que exige muita paciência de vocês, mamãe e papai. Por isso esperamos as nossas dicas ajudem a deixar este processo mais simples e natural para o pequeno, mantendo vivo o encanto de ser criança durante o crescimento dele.