+55 (18) 99607-6551 loja@pecompe.com.br

Alguns anos após o nascimento do bebê começam as perguntas sobre a chegada do próximo, certo papais?

Porém é cada vez mais comum que os casais optem por ter apenas um filho. Seja pela facilidade, questões econômicas ou até mesmo por terem o sonho de serem papais já realizado com apenas um filho. A verdade é que independente do motivo, esta decisão é inteiramente da mãe e do pai.

Mas quando o assunto é filho único, infelizmente ainda existem muitos estereótipos e mitos a respeito dessa decisão.

Então se vocês ainda têm preocupações em relação a este assunto, hoje nós vamos desmentir alguns mitos sobre filho único, assim, vocês podem ficar mais tranquilos e confortáveis com qualquer que tenha sido a decisão tomada.

1 – Filhos únicos são mais solitários

Podem tirar isso da cabeça!

Não é porque seu pequeno não tem companhia de um irmão em casa que ele vai ficar sempre sozinho. As crianças têm facilidade em fazer amizades e encontrarem companhia para suas aventuras, portanto o processo de socialização será igual pra todas as crianças.

Não fiquem apreensivos quando o pequeno começar a ir para a escolinha, ele não vai ter dificuldades maiores para fazer amigos só porque não tem um irmãozinho.

2 – Filhos únicos são egoístas

Este fator depende muito de vocês papais.

Tanto os filhos únicos quanto os que crescem com irmãos estão propensos a tornarem-se crianças egoístas. Parte dos pais a responsabilidade de educar e ensinar o pequeno a ser solidário e dividir, sejam os brinquedos, os lanchinhos, o amor dos pais, etc.

Lembrem-se que esse assunto deve ser tratado com a criança desde pequenininha, para evitar que o pequeno torne-se uma pessoa egoísta e já cresça sabendo compartilhar.

3 – Filhos únicos são mimados

Uma criança criada sozinha não será, necessariamente, mais mimada que uma criança com irmão.

Nós sabemos que quando o pequeno chega na família ele vira o xodó da mamãe e do papai, mas tudo precisa ser controlado, ok? Conversem entre si para estipularem limites para os mimos do pequeno, assim ele vai saber que nem sempre pode ter tudo o que quer e quando receber uma negativa de alguém que não seja da família, vai conseguir lidar melhor com a situação.

E mais uma vez, um irmão não tem nada a ver com este mito.

4 – Filhos únicos não sabem trabalhar em grupo

Essa aí é mais um comentário muito maldoso para os babys :/

Como já dissemos o processo de socialização ocorre de forma muito parecida entre as crianças, mas ninguém é igual a ninguém! Uma criança que tem irmãos pode ser menos cooperativa que um filho único, ou vice-versa.

Lembrem-se que esse comentário é um mito e não é uma regra aplicada sempre aos filhos únicos.

A verdade é que não existem escolhas erradas. Ter apenas um baby, dois, ou mais, não é uma escolha que vai garantir uma criação bem ou malsucedida. Os fatores principais para um bom crescimento dos pequenos são o amor e o carinho que vocês vão dedicar a eles durante seu desenvolvimento, sejam filhos únicos ou não.

Então chega de estigmas e principalmente de repetir estes mitos por aí também! Seu baby vai ser muito feliz sendo filho único ou tendo um irmãozinho, o importante é manter vivo o encanto de ser criança dentro de casa, sempre dando muito carinho e uma boa educação para o pequeno.

Mantenha vivo o encanto de ser criança!