Olá papais e mamães, como estão?
A meditação é uma prática poderosa para desacelerar a rotina corrida do dia a dia, além de contribuir para o bem-estar e para o equilíbrio de dias muito atarefados, seja para adultos ou para crianças! São diversos os benefícios que a prática traz para nós, e você sabia, que esses benefícios podem ser aliados para um bom desenvolvimento dos pequenos?
A prática pode ajudar a melhorar a concentração, controlar a ansiedade e diminuir o estresse da criançada, e introduzir essa prática no dia a dia deles pode ser bem mais fácil do que você imagina! Vem conferir:
COMO COMEÇAR A MEDITAR?
Começar uma rotina de meditação com os pequenos não exige muita coisa, e pode acabar sendo mais simples do que você imagina! Você irá precisar de um ambiente tranquilo e silencioso para que vocês possam se concentrar. Para meditar, vocês podem se sentar em almofadas, cadeira, ou até em tapetes de yoga (o tapete felpudo de casa também serve!), o importante aqui é que o corpo fique relaxado, mantendo a coluna ereta. As mãos devem ficar relaxadas e apoiadas nas pernas ou no joelho.
Corpo pronto, é hora de alinhar a respiração! Comece a respirar de forma suave, sem forçar, podendo usar algumas técnicas de respiração, como a respiração quadrada – basta respirar, segurar, expirar e segurar, usando 5 segundos para executar cada um desses passos.
Relaxados, com a respiração correta, é hora de começar a meditação! Seja uma meditação guiada, que você pode encontrar em plataforma como o Youtube ou o Spotify, ou apenas o silêncio, dedique esse momento e incentive seu pequeno a se desprender de pensamentos ruins, questionamentos ou qualquer coisa que possa ter acontecido no dia. Dedique esses minutos para conectar o corpo e a alma.
MEDITAÇÃO É TREINO
Um dos primeiros passos para fazer que os pequenos gostem da meditação é o treino! Não tem como apenas começar do nada e já querer que os pequenos entendam 100% o que está acontecendo, será necessário bastante treino e estímulo para que seu filho se adapte a essa nova atividade.
A prática em família é a melhor forma de fazer com que os pequenos se dediquem e tentem fazer a meditação, pois ele terá o papai e a mamãe como exemplo, o que fará com que ele também se interesse pela atividade.
Se o pequeno se desconcentrar com frequência ou deixar de seguir os comandos, tente entender qual a melhor forma de mantê-lo na atividade e qual o tempo ideal para ele, respeitando-o sem forçar que ele continue na atividade mesmo quando não dá mais para ele.
ISSO REALMENTE VAI DAR CERTO PARA MEU PEQUENO?
Com muito treino, paciência e com algumas adaptações, sim! Assim como qualquer outra atividade, a meditação exige dedicação e alguns esforços, então, seu filho pode não gostar nos primeiros dias e não conseguir se concentrar totalmente, mas, com treino, adaptações e incentivo, a meditação pode acabar se tornando um momento gostoso e que os pequenos irão entrar de corpo e alma!
Antes mesmo de começar as meditações, converse com seu filho sobre como será essa atividade, mostre como devem ser executadas as respirações, pergunte a ele quais pensamentos ele gostaria de esquecer por algum tempo, vá exercitando como deve acontecer na hora. Muitos pequenos podem acabar relaxando muito e dormindo, o que é comum, uma vez que a ideia é realmente a de relaxamento.
O ideal é que seu filho sinta que tem todo o suporte necessário para realizar a prática, sem julgamentos, e que se sinta acolhido.
MEDITAÇÃO GUIADA: O MAIOR AMIGO DA IMAGINAÇÃO
Mas e se meu filho não conseguir silenciar a mente dele? A meditação guiada pode ser a saída ideal para conseguir acalmar os pequenos muito ativos, e ainda assim, estimular a imaginação.
A Meditação Guiada é um método que traz para a meditação elementos visuais, a partir de uma narrativa cheia de efeitos sonoros que contribuem para o foco da mente no exercício, e incentiva a respiração e o relaxamento.
Para os pequenos agitados, esse tipo de meditação é uma forma de relaxar a esvaziar a mente, sem ser monótono, podendo ser a melhor maneira de fazer com que seu filho medite e tenha todos os benefícios da prática!
VAMOS MEDITAR!
A Meditação tem diversos benefícios, e pode ser substituta das punições como castigos e os famosos “cantinhos do pensamento”. Recentemente, em uma escola americana, as punições aos alunos com mau comportamento foram substituídas por sessões de meditação, o que resultou em uma melhor relação entre os alunos, queda na taxa de suspensões e maior concentração e tranquilidade nas crianças.
Apenas meia horinha de meditação, 2 vezes na semana já pode ser um grande passo para os pequenos, e pode trazer ótimos resultados. Que tal, ao invés de dar uma bronca nos pequenos, fazer uma sessão de meditação, relaxando e tirando todas as coisas que não são boas de dentro de vocês?
Pode ter certeza de que a memória, o foco, a atenção serão mais elevados, além da diminuição da impulsividade e um maior controle emocional.
Espero que você tenha se convencido de conhecer essa prática que tem crescido tanto e vem sendo reconhecida por aí por todos seus benefícios!
Oferecer uma saúde mental e física melhor para os pequenos é uma forma de manter vivo o encanto de ser criança, além de criar uma infância leve e saudável, que ficará para sempre na memória de seu filho!
Nos vemos semana que vem!