+55 (18) 99607-6551 loja@pecompe.com.br

Olá mamãe e papai! Se vocês têm um bebezinho em casa, com certeza já tiveram certa dificuldade em descobrir o porquê de o seu pequeno estar chorando, certo?

Seja com os papais de primeira viagem, ou não, a verdade é que pode ser um pouco desesperador ouvir o bebê chorar, mas o importante é que vocês mantenham a calma. O comum é que os recém-nascidos chorem entre uma e três horas por dia no total, e isso acontece simplesmente porque chorar é o único jeito que o bebê tem de comunicar suas necessidades.

Então para ajudar vocês a entenderem melhor essas necessidades, nós separamos uma sequência de fatores a serem levados em conta para que vocês possam identificar o que o pequeno quer dizer quando chora.

1 – “Estou com fome”

Tentem lembrar quando foi que o seu bebê se alimentou pela última vez, os recém-nascidos sentem fome frequentemente, pois seu estômago é bem pequenininho e não aguenta grandes quantidades de leite. E pode ser que ele não pare de chorar assim que vocês oferecerem leite, ok? Mas aos poucos ele irá se acalmar.

Se isso não acontecer, é hora de checar o próximo item da lista.

2 – “Minha fralda está suja”

Uma breve conferida na fraldinha do bebê já pode confirmar suas suspeitas ou eliminar este tópico da lista rapidinho!

3 – “Estou cansado”

Diferente dos adultos, os bebês não dormem com facilidade quando estão cansados, na verdade eles ficam irritados com o próprio sono. Por isso, o choro pode indicar que seja hora da mamãe ou do papai cantar a canção de ninar favorita do pequeno.

 

4 – “Minha barriguinha está doendo”

As cólicas são muito comuns nos primeiros meses de vida das crianças, e normalmente é fácil identificar a causa da dor quando se trata de dor de barriga, pois o bebê fica vermelho ou chora logo depois de mamar.

 

5 – “Estou com frio/ calor”

Um erro comum dos papais e mamães é achar que, porque os bebês são pequenos e frágeis, eles sentem mais frio que um adulto, mas isso não é verdade, ok?

A percepção de frio e calor dos pequenos é muito parecida com a nossa, por isso tentem se colocar no lugar do seu baby e observar como estariam se sentindo se estivessem usando a roupinha que colocaram nele, se parecer aberta ou fechada demais para o clima, este pode ser o problema!

 

6 – “Quero colo”

Quem não gosta de carinho? O choro do bebê pode ser apenas um pedido de atenção, uma coisa bem simples e muito gostosinha para os papais resolverem.

7 – “Tem uma ‘coisinha’ me incomodando”

Desde roupinhas apertadas até uma pequena etiqueta na camisa, nessa hora vale olhar tudo, papais! Talvez algo que pareça inofensivo para vocês, pode ser super incômodo para o seu bebezinho, e ele só está tentando se livrar disso.

 

8 – “Meu dentinho está nascendo”

Uma das fases mais especiais pode também ser uma das mais difíceis. Os primeiros dentinhos costumam surgir entre os 4 e os 7 primeiros meses, então experimentem sentir a gengiva do baby com seus dedos e veja se encontram algo diferente.

Para solucionar este inconveniente, conversem com o pediatra do bebê, ele recomendará a melhor forma de lidar com a situação e aliviar as dores do pequeno.

 

9 – “Tem muitas coisas (ou poucas) acontecendo ao meu redor”

Perceber quais estímulos o pequeno está recebendo pode ajudar muito. Barulhos altos, televisão e luzes podem estar irritando o bebê. Por outro lado, se está tudo muito tranquilo, o problema pode ser justamente o tédio.

 

10 – “Não estou me sentindo bem”

Quando os bebês ficam doentinhos, com resfriados ou viroses por exemplo, é comum que eles chorem devido ao mal estar. Então se vocês já sabem o que está acontecendo, apenas tenham paciência e sigam as instruções do médico. Logo ele estará bem melhor.

 

Não parece ser nada disso, e agora?

Choros incessantes e desesperados podem sim ser um sinal de alerta se vocês descartaram todas as possibilidades anteriores. Quando o bebê está com dor, ele chora num tom diferente do choro normal – pode ser um choro mais desesperado, ou mais gritado. Neste momento é hora de um especialista entrar em ação, ok? Liguem para o pediatra e expliquem a situação J

Nós esperamos que nossas dicas ajudem vocês a identificarem o choro do bebezinho. E não se preocupem, com o tempo, todos os papais e mamães passam a distinguir um pouco melhor cada necessidade do bebê, o importante é fazer o possível para suprir essas necessidades, mantendo vivo o encanto de ser criança desde os primeiros dias de vida!

Mantenha vivo o encanto de ser criança!