Olá Mamães e Papais! Como estão? Esperamos que esteja tudo bem por aí.
Com o mundo em constante transformação, as tecnologias cada vez mais avançadas e o desenvolvimento da educação brasileira cada vez maior, a educação encontra alguns desafios para se adaptar à nova realidade, visando oferecer uma educação básica de qualidade para todos os pequenos.
A educação básica que conhecemos hoje, no Brasil, é formada pela Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e o Ensino Médio, ou seja, ocupa a maior parte da vida escolar dos alunos. Pensando nisso e refletindo acerca das diversas transformações, os “novos tempos” e a juventude, é muito difícil que os educadores, sejam os professores ou os pais, estejam 100% prontos para encarar esses obstáculos.
Pensando numa forma de oferecer um ensino melhor e abrangente para todos os pequenos, na matéria de hoje, falaremos um pouco sobre os desafios da educação atualmente e como superá-los! Confira:
O USO DA TECNOLOGIA A FAVOR DA EDUCAÇÃO
O avanço rápido das tecnologias, as soluções digitais cada vez mais inteligentes e a digitalização de diversos serviços podem ser vistos como um obstáculo para os educadores. Celulares na sala de aula, crianças que amam ficar grudados na “tv” ou em “tablets”, e até o grande contato com computadores pode acabar prejudicando o interesse dos pequenos pelo aprendizado tradicional, já que grande parte das crianças de hoje já nasceram na era imediatista!
Que tal usar isso a favor do ensino? Hoje em dia, existem diversos programas educativos que visam inserir tecnologias na sala de aula, como um aliado para a educação. São diversas plataformas, aplicativos ou até dispositivos que podem fazer com que a educação ande de mãos dadas com a atualidade e supra a necessidade desses pequenos tecnológicos dentro da sala de aula.
Por isso, é extremamente importante termos profissionais dedicados a acompanhar as novidades e inseri-las na educação como uma aliada.
RESPONSÁVEIS PARTICIPATIVOS
O engajamento das crianças no ambiente escolar está diretamente ligado ao comprometimento dos familiares. Como já dissemos algumas vezes, os pequenos têm os pais como um espelho, e os usam como maior referência em sua vida.
Uma vez que os pais não se interessam pela vida escolar dos pequenos, que não ajudam em seus estudos ou não dão suporte para realização de tarefas e trabalhos, os filhos acabam entendendo que isso não é tão importante e não merece seu esforço.
Por isso, a demonstração de interesse dos pais e o suporte na vida escolar das crianças, fica evidente o interesse pelo conhecimento, o que irá incentivar os pequenos a buscarem por mais informação e impactará positivamente no rendimento escolar.
COMBATER O BULLYING E O PRECONCEITO
Bullying e o preconceito não são conceitos novos, muito pelo contrário, são problemas antigos dentro da sala de aula e devem ser combatidos! O ambiente escolar reúne crianças diversas, de lugares, classes sociais e composições familiares diferentes. Esse é o lugar de aprender, crescer junto e respeitar as diferenças, mas é claro, muitos pequenos acabam “brincando” com as diferenças dos outros, resultando no bullying, e muitas vezes, no preconceito.
A criança que sofre bullying acaba sendo prejudicada em seus estudos, e até mesmo em sua saúde mental, uma vez que é prejudicada com tratamentos ruins pelos colegas, sejam comentários ou até agressões físicas. Com o aumento das redes sociais, o cyberbullying também entra nessa jogada, e é tão perigoso quanto os outros tipos de bullying.
Nesse caso, a educação dada dentro de casa é extremamente importante para evitar esses acontecimentos, temos uma matéria sobre “Como ensinar sobre inclusão e diversidade para os pequenos” que pode ser muito útil nessa missão! Caso seu filho sofra com bullying ou preconceito dentro da sala de aula, busque escutá-lo e buscar a ajuda necessária junto da direção escolar.
PROFESSORES E EDUCADORES ENGAJADOS
Se a educação traz desafios, não existe ninguém melhor para buscar soluções do que o corpo docente! Diante de tantas mudanças, desafios e questões atuais dentro do ambiente escolar, a equipe pedagógica deve estar atenta em relação a resposta dos alunos diante desses estímulos, além de exigir preocupação redobrada.
Se os alunos mostram dificuldades a serem superadas, a única solução possível é ter educadores engajados, que dialoguem com seus alunos e que busquem entender quais as melhores soluções para cada problema. Por isso, além dos pais e familiares estimularem os pequenos, é dever dos professores tornar o ensino mais interessante e o ambiente escolar o mais acolhedor possível, para que assim, as crianças possam se sentir seguras e incentivadas a buscar por mais conhecimento.
Uma boa educação e um suporte educacional são extremamente necessários e é ideal para que todas as crianças possam ter acesso ao conhecimento, mesmo diante das mudanças, dos desafios e das dificuldades no ambiente escolar. A educação é uma forma de manter vivo o encanto de ser criança, e claro, desenvolver adultos mais conscientes para o futuro!
Nós esperamos que essa matéria tenha te ajudado! Um feliz dia dos professores a todos os educadores do nosso país que dia a dia enfrentam desafios e que continuam engajados no bem de nossas crianças!
Um grande abraço, até a próxima semana.