Olá papais e mamães!
No dia 29 de Abril é comemorado o dia Internacional da dança. Muitos de nossos pequenos começam a dançar antes mesmo de dar os primeiros passinhos, a partir de alguns sons os movimentos surgem. Basta tocar uma música animada que a garotada se diverte entre pulos e remexidas.
É fato que a dança é uma das primeiras formas de expressão no desenvolvimento dos pequenos, e além de ser uma demonstração de alegria e diversão, ela também é muito importante pois contribui com o desenvolvimento do corpo, da mente, das emoções e pode até auxiliar no desempenho escolar das crianças.
Na matéria de hoje, listamos alguns dos motivos pelos quais a dança é tão importante para as crianças durante todo o seu desenvolvimento até a fase adulta. Confira abaixo:
DESENVOLVIMENTO DA AUTOCONFIANÇA
A prática da dança e as posturas corporais provocadas a partir dos movimentos, ajuda com que os pequenos desenvolvam uma maior consciência corporal. A dança permite que os pequenos estejam sempre atentos e em contato com o próprio corpo, e ao crescer, isso faz com que as crianças tenham uma autoconfiança bem trabalhada, fazendo com que eles se sintam mais confortáveis com sua própria aparência e com seus sentimentos.
Por permitir que os pequenos explorem diversos tipos de expressão, a dança é extremamente benéfica para que os pequenos explorem diversas sensações diferentes, sendo também uma forma muito boa para as crianças que possuem deficiências ou com problemas emocionais se expressarem.
AJUDA A SER MAIS SOCIÁVEL
A dança não é apenas uma atividade física, mas também uma atividade social! As aulas de dança geralmente acontecem em grupos, o que faz com que os pequenos se tornem mais sociáveis, melhorando as habilidades de comunicação. Por trabalhar em grupos, as crianças também aprendem a trabalhar em equipe para alcançar um objetivo coletivo, desenvolvendo um senso de cooperação, criando novas amizades e o sentimento de pertencimento!
A dança é uma ótima opção para crianças tímidas e retraídas, pois lá os pequenos terão contato com diversas outras crianças, com as quais se relacionarão de forma positiva, e isso fará com que ele se sinta mais confortável e menos ansioso em lugares e pessoas novas. As apresentações em público também são um ótimo exercício para a confiança das crianças e será uma grande ajuda para que eles deixem a timidez de lado.
ACESSO A OUTRAS CULTURAS
A dança é uma das manifestações culturais mais conhecidas, e não só da região em que estamos inseridos, mas do mundo todo! Existem danças que são representações regionais, e que trazem muito de sua cultura através dos passos e movimentos.
Ao conhecer tipos de danças diferentes, os pequenos irão aprender mais sobre suas origens, a história por trás daqueles movimentos, os contextos nos quais são praticadas, aumentando ainda mais o repertório de culturas diferentes para as crianças! A dança também permite que os pequenos entrem em contato com diversos estilos musicais diferentes, que também podem ter contextos culturais novos e diferentes.
PRÁTICA DE EXERCÍCIOS
Dançar é uma atividade altamente física e muito divertida ao mesmo tempo, esse é um de seus maiores pontos positivos. Seu filho irá se exercitar sem precisar de muito esforço, sem atividades repetitivas ou exercícios entediantes, o que é uma enorme ajuda no condicionamento físico dos pequenos de forma divertida e prazerosa!
Praticar dança pode ajudar no aumento da flexibilidade, na amplitude dos movimentos, na resistência e na força física, além de auxiliar na correção da postura, aumentar o equilíbrio e a coordenação motora, oferecendo diversos benefícios para a saúde cardiovascular dos pequenos. Ah, e por ser uma atividade considerada aeróbica, para os pequenos que estão acima do peso, pode ser uma ótima alternativa de se manter ativo!
APRENDIZADO PARA A VIDA TODA
Numa sala de ensaio os pequenos aprendem a partir dos erros, ou seja, eles aprenderão que é normal errar, mas que para conseguir acertar, é necessário continuar tentando. Essa é uma excelente forma de aprender a lidar com a frustração dos erros, aprender a pedir ajuda quando necessário, aceitar opiniões de quem quer ajudar, entre outras lições que serão importantes para eles durante toda a vida!
Dançar também é sobre prática, disciplina e foco, coisas importantes para qualquer atividade ou desafio na vida. A perseverança e a motivação também são qualidades adquiridas através da prática da dança. Estando em contato com esse tipo de incentivo, os pequenos conseguirão se desenvolver e serem capazes de resolver problemas de forma proativa e com muita maturidade.
ESTÍMULO À CRIATIVIDADE
Não precisamos nem falar muito sobre esse tópico! Dança é sobre liberdade e expressão, e além disso é sobre soltar a imaginação e a criatividade. Em contato com a dança os pequenos desenvolverão sensibilidade estética e apreciação por diversas expressões de arte. Todos esses conhecimentos adquiridos com a dança serão bagagem na vida da criança e influenciarão diretamente em seu desenvolvimento!
O contato com a arte é extremamente importante para o desenvolvimento dos pequenos e a dança pode ser uma ótima pedida para seu pequeno! E é importante ressaltar que dançar também é coisa de meninos, viu? Vamos deixar os velhos pensamentos de lado e aproveitar todos os benefícios que a dança pode oferecer para seus filhos!
Esperamos que tenha gostado de nossa matéria e que a dança seja mais uma forma de manter vivo o encanto de ser criança por muito mais tempo!