… Dizem que as mães sempre sabem reconhecer e distinguir seus bebês, inclusive quando são gêmeos. Isso é feito comparando-se o peso, o tamanho, o cheirinho, a personalidade. Porém, os muitos cuidados (em dose dupla) com os bebês, as poucas horas de sono e a rotina estressante pode acabar confundindo até mesmo as mães mais atentas.
“Não são raros os relatos de mulheres que deram banho duas vezes no mesmo filho, por exemplo, deixando o outro de lado, sem querer.”
Para evitar estas situações e também para facilitar a identificação dos gêmeos por familiares, professores da escola e coleguinhas, veja algumas dicas:
Dica para a mamãe:
Uma dica para eu a mulher consiga organizar seus afazeres e os cuidados com os bebês é anotar tudo. Coloque o nome de cada um dos gêmeos e vá anotando o que você fez para ele: banho, troca de fraudas, alimentação.
Roupinhas iguais:
Vestir roupinhas iguais é praticamente uma marca registrada dos gêmeos. Se as mães gostam de vesti-los assim, uma dica é continuar escolhendo roupinhas iguais, da mesma estampa, mas de cores diferentes. Isso será eficaz na hora de distinguir os bebês.
Pulseirinhas e brincos:
Se os bebês forem duas meninas, uma maneira de diferenciar é apostar em acessórios femininos, existentes até mesmo para os recém-nascidos. Compre aquelas tradicionais pulseirinhas de plaquinhas onde é possível gravar o nome. Outra opção é colocar um pingente com a inicial da bebê. Brinquinhos com pedrinhas coloridas são outra alternativa bastante sutil e delicada.
Acessórios coloridos:
Você pode ainda colocar outros acessórios de cores diferentes nos bebês, como meias e gorrinhos. Além de variar nas cores, existem acessórios com temas e estampas variadas, inclusive que imitam animais e outros personagens infantis que fazem bastante sucesso entre os pequenos.
Fonte: Site Gestação Bebê.
Matéria retirada da revista Materlife, Abril de 2019. Edição 172.