Oi papai e mamãe, quem ai faz tudo pelos pequenos e ficam com receio de sobrecarrega-los com tarefas de casa?
Se você respondeu sim, muito cuidado!
O grande problema fazer tudo pelo seu filho pode atrapalhar o desenvolvimento dele, pois as crianças precisam ser estimuladas a terem sua própria autonomia e, além disso, aprender que sempre terão responsabilidades na vida.
Uma maneira simples e eficiente de começar a ensinar tudo isso aos pequenos é incluí-los nos afazeres domésticos desde cedo, respeitando sempre as limitações de cada idade, é claro.
Para saber o que eles podem ou não fazer, nós listamos abaixo algumas tarefas que você pode atribuir aos seus pequenos em casa, olha só:
2 a 3 anos
Nesta fase ajudar na organização já é suficiente.
Explique para o seu baby que cada coisa possui seu lugar, por isso ele deve sempre guardar os brinquedos quando terminar de brincar, guardar os sapatinhos quando tirá-los e colocar as roupinhas sujas no cesto.
4 a 5 anos
Esta é uma boa idade para atribuir tarefas mais interessantes e divertidas!
O pequeno pode ajudar a regar as plantas, colocar água e comida para os pets e até ajudar no banho do cachorrinho.
6 a 7 anos
Limpeza é um fator essencial em todas as casas, e nesta idade as crianças já sabem disso!
Então elas podem ter a autonomia e responsabilidade de limpar o próprio quarto (varrer o chão, tirar a poeira dos móveis, e muito mais).
8 a 9 anos
Agora é a hora de eles aprenderem alguns truques na cozinha.
Sempre com a supervisão do papai ou da mamãe, as crianças dessa idade já podem preparar seu lanchinho favorito, ajudar no preparo do almoço e colocar a mesa para a refeição.
10 a 12 anos
Idade da autonomia para tarefas complexas!
Quando o pequeno estiver com idade entre 10 e 12 anos, ele já sabe das necessidades do seu lar e pode ajudar a família com tarefas como dobrar e guardar as próprias roupas, lavar louça (atenção com itens que podem quebram e machucar o pequeno), ajudar a cuidar do irmãozinho, e tudo o que ajude a criança a ter responsabilidades e ser mais independente.
É muito importante seguir as dicas para ajudar no desenvolvimento do seu baby, mas lembre-se que elas devem ser colocadas em prática com moderação, ok?
Como nós dissemos, esta é só uma parte da rotina dos pequenos e o dia a dia deles têm muitas outras descobertas e experiências essenciais para auxiliar na sua formação, como as brincadeiras e os estudos, por exemplo.
Basta encontrar o equilíbrio certo entre diversão e responsabilidade e os pequenos vão aprender lições valiosas para o futuro e ainda manter vivo o encanto de ser criança com diversão de sobra.