Olá Mamães e Papais! Esperamos que estejam bem.
Você tem um bebê exigente em casa? Um baby que mesmo com muito amor e carinho chora excessivamente, grita, dorme mal durante a noite, precisa de colo e contato físico a todo momento, além de ser agitado e querer mamar a todo momento?
Conheça o conceito Bebê High Need! Na tradução livre, significa bebês com alta necessidade, seja ela de atenção ou de cuidado dos pais. A descrição do bebê high need foi feita pelo pediatra William Sears, após observar o comportamento de seu filho mais novo, que era muito diferente do de seus dois filhos mais velhos. Mas calma, essas características não podem e nem são descritas como uma doença ou uma síndrome, os bebês high need são apenas um tipo de personalidade entre os pequenos.
Ficou curioso sobre o assunto e quer saber mais? Separamos alguns tópicos sobre o assunto, vem ver:
O QUE SÃO BEBÊS HIGH NEED?
É comum que todo bebê recém-nascido demande cuidados intensivos e atenção redobrada, porém, alguns bebês podem ser mais exigentes do que os outros. De acordo com Sears, o pediatra que criou a teoria, existem 10 características que podem ser observadas para que você consiga identificar um bebê high need.
Confira abaixo as características do bebê high need:
- Intensidade: gritos, choros altos e muita intensidade para demonstrar as vontades e desejos.
- Hiperatividade: sempre se mexendo, ou mexendo em algo ao redor, quase nunca ficando quieto.
- Mama frequentemente: o bebe tem a necessidade de sempre estar mamando, se alimentando ou com algo na boca.
- Dificuldade de dormir por longos períodos: além de ter dificuldade para adormecer, ao pegar no sono acaba acordando de hora em hora.
- Insatisfação: não importa o tamanho do seu esforço, seu bebê pode estar sempre insatisfeito, gerando sentimento de culpa em você!
- Imprevisibilidade: o que deu certo ontem já não é mais aceito hoje. O pequeno não consegue criar hábitos, gerando mudanças extremas de humor.
- Sensibilidade aflorada: o bebê está sempre alerta acerca do ambiente ao seu redor, se entediando, acordando ou chorando ao sinal de qualquer movimento ou ruído fora do habitual.
- Precisa de colo a todo momento: berço ou carrinho? Nem pensar! O bebê high need quer colo a todo momento, e de preferência, em movimento, gerando alta demanda.
- Não dorme sozinho: dificilmente o baby consegue cair no sono sozinho longe dos pais, precisa sempre ser embalado, receber carinho e ser ninado.
- Sensível a separação: o pequeno não aceita outros cuidadores ou colos facilmente, chorando, gritando e tendo crises todas as vezes que precisar se separar de um dos pais.
MEU BEBÊ É UM HIGH NEED?
Em sua teoria, Dr. Sears afirma que seu pequeno não precisa apresentar todas essas características necessariamente para ser considerado um bebê high need. Se seu bebê se encaixa em pelo menos três ou quatro situações citadas acima, você já pode considerar a possibilidade de ter um baby com altas necessidades na sua casa.
Mas, é claro que devemos prestar muita atenção e tomar cuidado para que esses “sintomas” não sejam confundidos com algumas necessidades naturais dos recém-nascidos. O pediatra afirma que um bebê só pode ser considerado um high need se apresentar três ou mais características, sobretudo, após os primeiros cinco meses de vida.
É importante pensar que não devemos utilizar o termo high need para rotular uma criança a um comportamento específico ou acabar até tratando de forma diferente por isso. Pense sempre nessas características de uma forma mais doce, afinal, ser intenso, sensível e persistente, por exemplo, também é algo positivo para o desenvolvimento.
Cabe sempre a nós, os adultos na relação, direcionar e apoiar os pequenos, não importa quais sejam suas características e obstáculos a serem vencidos.
O QUE FAZER?
Existem algumas atitudes que podem ser tomadas entre os pais e responsáveis pelos pequenos, como forma de acalmar o comportamento desse baby, oferecendo maior conforto para seu desenvolvimento e para enfrentar qualquer problema que ele venha a ter.
Dividir os cuidados desse bebê entre os dois pais é uma maneira de não sobrecarregar ninguém! Nessa divisão, adotem sempre as mesmas estratégias para lidar com as características dos pequenos, ajudando a controlar o comportamento. Confortar o bebê sempre que possível é uma forma de transmitir segurança e demonstrar que não importa o que aconteça, os pais dele sempre estarão lá para ajudar!
Em alguns momentos de crise tudo pode parecer muito difícil, mas é necessário que os pais mantenham a calma e a paciência, pois tratar o bebê de forma grosseira ou cruel pode acabar piorando o comportamento e até criando traumas nos pequenos. Por isso, observe sempre o bebê e analise quais são seus gatilhos e sinais que pioram o comportamento. Uma ótima forma de impedir alguns comportamentos compulsivos ao observar que eles estão prestes a acontecer, é tentar distrair o bebê com coisas que ele goste.
Para a hora da soneca, que tal fazer massagens para relaxar e criar um ambiente bem aconchegante e gostoso? Assim, ele ficará mais calmo, se sentirá mais acolhido e quem sabe, aos poucos comece a dormir sozinho sem precisar de companhia.
É muito importante que um bebê high need seja acompanhado por um pediatra especializado, que vá acompanhar seu desenvolvimento e avaliar sua saúde, orientando os pais e responsáveis acerca da melhor maneira de lidar com esse baby, a partir de suas necessidades individuais, oferecendo mais conforto e apoio para um crescimento saudável!
E aí, já conhecia o termo bebê high need? Se identificou? Siga nossos conselhos e busque um médico especializado antes de fazer qualquer diagnóstico, certo? Pensar nas individualidades de nossos pequenos é uma forma de manter vivo o encanto de ser criança ❤️
Esperamos que tenha gostado da nossa matéria!
Um abraço, e até a próxima semana. 😉