+55 (18) 99607-6551 loja@pecompe.com.br

Olá mamães e papais! Como vocês estão?

Educar de forma respeitosa pode parecer uma tarefa difícil, por envolver muita autoavaliação, cuidado e quebra de paradigmas. O castigo é uma atitude que pode acabar gerando danos à autoestima das crianças, além de trazer sentimentos ruins como o ressentimento e a rejeição.

A boa notícia é que existem alternativas ao castigo, que podem ter resultados melhores sem causar problemas futuros. Recentemente falamos um pouco mais sobre a Parentalidade Positiva por aqui, e hoje abordaremos algumas alternativas melhores que o castigo para situações em que o comportamento dos pequenos não for adequado!

Venha conferir:

RESPIRE

Parece uma atitude muito simples, certo? Mas respirar fundo em momentos de tensão ajuda a manter a calma e olhar para o que está acontecendo com mais cuidado. Esse momento é importante tanto para os pequenos, quanto para os adultos.

Em momentos difíceis, chame seu filho para respirar fundo com você, respirem para conseguir pensar melhor e lidar com as situações de maneira mais fácil e tranquila. Respirar também irá te ajudar a não tomar nenhuma atitude de cabeça quente e acabar descontando algum problema em seu filho.

DÊ UMA PAUSA

Seu filho está bagunçando, você está irritado e quer que ele pare na mesma hora. Essa situação no fim das contas vai virar uma grande bola de neve e nada vai se resolver. Dê uma pausa junto com seu filho.

Dar uma pausa vai evitar que as coisas saiam do controle. Procure um espaço seguro com seu filho, e pare por um pouco de tempo. Esse é um excelente momento para respirar fundo e se acalmar. Após um tempo, quando se sentirem seguros e mais calmos, procure ouvir o que seu filho está sentindo e o motivo para estar agindo dessa forma.

A pausa é necessária para que essa conversa seja mais tranquila, calma e que acolha realmente os sentimentos dos pequenos – e o seu também!

ENTENDA O PROBLEMA E AJUDE A RESOLVER

Qual o motivo pelo comportamento de seu filho? Buscar entender o que o motivou um comportamento ruim é o caminho para conseguir ajudar seu filho a compreender os sentimentos e lidar com a situação da melhor forma possível.

O diálogo é extremamente importante nas relações, converse sempre com seu filho e tente compreender seus sentimentos. Entender o que se passa na cabeça dos pequenos irá te ajudar a lidar com as situações que vierem a acontecer de forma mais clara e simples.

USE HISTORINHAS PARA AJUDAR

Uma maneira simples e fácil de ajudar seu filho a entender as situações é através da imaginação. Diante de uma situação difícil que se repete, ou de um mau comportamento recorrente, busque no mundo lúdico uma forma de explicar pros pequenos como lidar com uma situação ou como agir diante de alguns problemas.

Procure por histórias em que os personagens estão cometendo erros, passando por momentos difíceis, lidando com sentimentos intensos ou precisando de ajuda para resolver problemas. A partir dessas histórias, seu filho entenderá qual o melhor caminho a seguir, além de se conectar a você através desse momento de troca!

DÊ OPÇÕES

Sabe aquele momento em que seu filho está aprontando todas e sua única vontade é de mandá-lo parar e ir para o castigo? Ao invés de exigir, gritar ou se alterar com o pequeno, uma ótima alternativa é dar opções para que o mesmo escolha o que deve fazer.
Ofereça duas alternativas seguras e aceitáveis para seu filho e deixe que ele escolha qual vai querer. Dessa maneira, ele manterá um controle sobre suas decisões, entenderá seus limites e se sentirá mais seguro e confiante quanto a si mesmo.

Essa é uma ótima forma de estimular as decisões dos pequenos e fazer com que eles reflitam acerca de boas escolhas e decisões, sem se envolver em problemas.

BUSQUE ALTERNATIVAS DIFERENTES

Se seu filho está correndo pela casa, pulando no sofá, subindo nos armários ou algo do tipo, que tal buscar uma alternativa para que ele faça isso em um lugar seguro? Muitas vezes pensamos só na consequência das atitudes de nossos pequenos, mas não pensamos o que motiva eles naquele momento!

Que tal sugerir ao seu filho ir correr lá fora, ou levá-lo ao parque para que ele se divirta de formas diferentes? Às vezes uma pequena mudança na perspectiva é o suficiente para ajudar seu filho a lidar com o que pode estar frustrando-o e gerando um comportamento que pode ser ruim ou que pode machucá-lo.

CRIE UM ESPAÇO SEGURO

Quem não conhece aquele velho castigo de ir para o “cantinho” pensar? Minutos ou até horas que geram frustração e ansiedade nos pequenos, e é claro, a última coisa que ele fará nessa situação será pensar no que fez e qual a melhor atitude a tomar. Criar um espaço seguro para reflexão é uma ótima forma de deixar o cantinho de lado e resolver de fato as situações com seus filhos. Esse espaço pode ser no quarto do pequeno, em algum cantinho da sala, no lugar onde ficam seus brinquedos, etc. Você quem escolhe o melhor lugar e que seja mais confortável e acolhedor para seu pequeno.

Nesse espaço, o pequeno poderá se sentar e refletir sobre o que aconteceu, brincar, conversar com você, desenhar ou escrever seus sentimentos, ou até relaxar e se acalmar até o momento em que se sentir confortável para falar com seus pais como estava se sentindo ou pedir desculpas pelas atitudes. É importante oferecer esse espaço como uma opção para seu filho, e não ordenar que ele fique lá! Assim, ele mesmo pode procurar esse espaço em momentos que sentir que precisa pensar melhor em algo.

Vale lembrar que cada criança pode ser diferente e quem nem todas as dicas que funcionam para uma família, pode funcionar para outra! O importante é repensar a forma de criar nossos pequenos para que eles cresçam mais seguros, amados e confiantes, sem traumas ou problemas causados por castigos ou criações rígidas demais.

Pensar em nossos pequenos é pensar num melhor futuro para eles e manter vivo o encanto de ser criança! Esperamos que tenha gostado da matéria dessa semana e nos vemos semana que vem!

Mantenha vivo o encanto de ser criança!