+55 (18) 99607-6551 loja@pecompe.com.br

Crianças de 2 a 3 anos de idade devem consumir três porções diárias de frutas

Você já fez avisãozinho, contou histórias, montou uma carinha engraçada no prato e, não tem jeito, mesmo assim seu filho ainda torce o narizinho para não comer aquela fruta ou verdura.

Para reverter esse quadro os pais precisam mudar seus hábitos e consumir frutas em suas refeições diárias para incentivar os seus filhos a comer também.

De acordo com a Dra. Anna Bordini (CRM-111.208), ginecologista e obstetra com prática em oxidologia da Clínica Bertolini, as crianças podem aprender a gostar de qualquer alimento se incentivada desde pequenas. “A alimentação das crianças exige muita atenção dos pais, pois eles são os maiores responsáveis por proporcionar hábitos saudáveis de alimentação. A partir dos seis meses de idade, a amamentação já pode ser complementada com outros alimentos, que podem ser inseridos na dieta da criança gradativamente”, explica.

Quando a criança atinge oito meses, o seu sistema digestivo está mais maduro e o organismo mais forte. Ela pode começar a comer frutas amassadas e raspadas e gradativamente passará pra as papinhas salgadas no almoço e, depois, no jantar.

Entre os dois e três anos de idade, a criança já é capaz de comer a mesma refeição que os pais e também deve fazer quatro refeições ao dia, como café da manhã, almoço merenda e jantar. “Nessa fase, é aconselhável que as crianças comam cerca de três a quatro porções de fruta por dia. Pode ser mais fácil incluir a fruta no almoço e no jantar, reservando mais uma ou duas porções para um lanche”, afirma Bordini.

As frutas fazem parte de uma alimentação saudável e seu consumo em quantidade adequada previne a ocorrência de doenças crônicas. Além disso, elas são ricas em fibras, vitaminas, sais minerais, frutose ou levulose (açucares naturais), carboidratos, gorduras e proteínas.

“Os pais devem oferecer aos seus filhos as mais variadas opções de frutas. Assim, se ele não gostar de algum tipo, pode se interessar por outro”, sugere a médica.

E se a criança rejeitar a fruta?

As crianças precisam de 8 a 10 vezes para reconhecer e aceitar um alimento diferente, por isso a persistência é fundamental. “Caso o seu filho insista em não comer ou provar alguma fruta, tente fazer um suco. Vale misturar duas ou mais frutas. A salada de frutas também é uma excelente opção para incentivar as crianças a comê-las”, recomenda.

Tem alguma fruta que não é recomendado a criança comer?

A partir de um ano a criança deve ingerir todo o tipo de fruta, pois, quando mais variada for a sua alimentação, melhor. Mas os pais devem estar atentos a qualquer reação ou alergia. As frutas que são cítricas, por exemplo, podem gerar reações cutâneas.

Como preparar as frutas?  

Incentive o seu filho a comer banana, maça, abacaxi, morango, pêssego e outros tipos de frutas. Vai fazer um suco? Ofereça a fruta in natura. “Para garantir as vitaminas necessárias e não prejudicar a ingestão de outros alimentos, as crianças devem consumir 100 ml de suco de fruta in natura diariamente,” sugere a Dra. Anna Bordini.

Se o seu filho tem de dois a três anos de idade, ele deve consumir três porções diárias de frutas (200 a 300g), enquanto que para os pequenos de dois anos é aconselhável consumir duas porções (100 a 150g).

Fonte – Dra. Anna Bordini (CRM-111.280) médica ginecologista e obstetra com prática em oxidologia.

Matéria retirada da revista Materlife, Abril de 2019. Edição 172.